São Paulo, Sábado, 13 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Índice

ANO 2000
Leibovitz vira do avesso o 'erótico de bom gosto'

BOB WOLFENSON
especial para a Folha

A fotógrafa Annie Leibovitz, já inscrita no olimpo das celebridades do século, convidada a fotografar "nus femininos" para o calendário da Pirelli Internacional, versão 2000, feitos em anos anteriores por fotógrafos como Richard Avedon, Bruce Weber e Sarah Moon, realiza a encomenda pelo avesso.
Apesar de o convite ser baseado no currículo espetacular de Annie, essa é a armadilha comum nos trabalhos do tipo "artístico-comercial". As imagens de nus femininos e também masculinos, assim como de miseráveis olhando para a câmera, são o que há de mais desgastado, banal e clichê.
Realizar tal empreitada deu a Annie a sensação de ser aceita no exclusivo "clube dos homens".
Ela não foi onde o povo está, fotografou as mulheres sujeitos/objetos de suas fotos quase como um taxidermista, recortou-as, dissecou-as e aplicou uma textura sobre seus corpos já fotografados com muita densidade que não os deixou assim diríamos, palatáveis, frustrando as expectativas dos masturbadores de plantão.
Sua alquimia fundiu referências renascentistas a um olhar feminino, engajado, apolíneo e profundamente anglo-saxão, o oposto da sensualidade tropical, dionisíaca brasileira.
Annie disse em coletiva que se sentia pressionada pelo dilema nus femininos x integridade, dignidade da mulher e só havia uma forma de resolver isto, com simplicidade e sob ideais clássicos.
Aceitou o desafio, nunca havia fotografado nus femininos. Suas fotos das lindas tops Alek Web, Letícia Casta, da atleta Jacquie Agyepung e de várias bailarinas superaram a encomenda de realizar um calendário erótico de "bom gosto" e talvez figurarão nas paredes dos museus por seu valor artístico e como amostra da ambiguidade da indústria cultural.


Texto Anterior: Fotografia: Christian Cravo leva prêmio internacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.