São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Papel da mulher é debatido

Cineastas discutem produção feminina

DA REPORTAGEM LOCAL

Participando do debate "O Olhar Feminino no Cinema", a atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros e a cineasta brasileira Laís Bodanzky questionaram, em parte, a expressão de um olhar estritamente feminino pelas mulheres no cinema.
O debate foi promovido no último dia 31 pela 24ª Mostra Internacional de Cinema, pela Folha e pelo Espaço Unibanco de Cinema. A mediação foi de Sylvia Colombo, editora-adjunta da Ilustrada.
Maria, que teve "Capitães de Abril" (sua estréia na direção) exibido na mostra, disse que o espanhol Pedro Almodóvar é um dos cineastas que mais sabem descrever um certo espírito feminino nas telas.
"Não sei realmente se existe um cinema no feminino ou não, até porque penso que uma mulher pode ter um olhar completamente viril sobre as coisas."
Laís Bodanzky, diretora de "Bicho de 7 Cabeças", havia proposto a discussão, afirmando: "A mulher está chegando ao cinema. No Brasil, muitas mulheres estão dirigindo e produzindo filmes. Todo mundo acha que se o diretor é homem, então o filme é masculino. Não compreendo assim. Não precisa ser mulher para ter olhar feminino nem masculino".
Maria argumentou que "as mulheres ainda estão numa posição de conquista e resistência no cinema". Após uma curta exposição de cada uma das convidadas, o debate foi aberto ao público. Houve depoimentos e manifestações emocionadas de portugueses estabelecidos em São Paulo em relação ao filme de Maria, que havia sido exibido antes do debate.
Chegou-se até a algumas discordâncias com pessoas que testemunharam a queda do regime salazarista em Portugal, em abril de 1974, retratada no filme. O escritor português Ernesto Melo e Castro afirmou: "Foi uma mulher que teve a coragem de tratar de um assunto candente até hoje".


Texto Anterior: História: Arte bizantina é tema de palestra na Folha
Próximo Texto: Livros: "Virando Séculos" revê império português
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.