São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Rainha dos Renegados
Record, 12h30.
(The Redhead from Wyoming). EUA, 1952, 79 min. Direção: Lee Sholem. Com Maureen O'Hara, Alex Nicol, Dennis Weaver. O'Hara é a garota ruiva que, à parte reinar num saloon do Velho Oeste e se apaixonar pelo xerife, trata de apaziguar os que se opõem aos criadores de gado locais.

Quando o Amor Acontece
Globo, 15h10.
(Hope Floats). EUA, 1998, 114 min. Direção: Forest Whitaker. Com Sandra Bullock, Harry Connick Jr., Gena Rowlands. Após divórcio, jovem mulher (Bullock) volta à sua cidade, no Texas. Enquanto refaz sua vida, um homem atraente manifesta seu interesse por ela. Drama romântico.

Verão Muito Louco
SBT, 15h15.
(One Crazy Summer). EUA, 1986, 89 min. Direção: Savage Steve Holland. Com John Cusack, Demi Moore, Curtis Armstrong. Hoops (Cusack) tem duas habilidades e uma dúvida. As habilidades são o basquete e o desenho. A dúvida é entre tornar-se jogador de basquete e cartunista. Para completar, surge em sua vida a jovem Cassandra (Moore), aspirante a cantora belíssima e duríssima, pela qual Hoops vai se apaixonar por ela ao longo desta comédia.

A Saga de um Herói
Bandeirantes, 22h.
(The Legend of Fong Sai Yuk). Hong Kong, 1994, 100 min. Direção: Corey Yuen. Com Sung-Yun Chan, Adam Cheng, Man Cheuk Chiu, Sibelle Hu. Fong é um lutador que tem de combater em duas frentes: primeiro, precisa ganhar um campeonato de lutas para conquistar a mulher amada; segundo, precisa vencer um duelo para salvar a vida do pai.

Até as Últimas Consequências
SBT, 22h15.
(Set It Off). EUA, 1996, 123 min. Direção: F. Gary Gray. Com Jada Pinkett, Blair Underwood. Em aperto financeiro profundo, quatro mulheres negras planejam um assalto a banco. Apesar do cerco da polícia, para elas ainda haverá tempo, também, para algum romance. Filme com pouco a esperar.

Fitzcarraldo
Bandeirantes, 0h30.
(Fitzcarraldo). Alemanha/França, 1982, 151 min. Direção: Werner Herzog. Com Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy. Kinski faz o visionário Brian Sweeney Fitzcarraldo, cuja obsessão é construir um grande teatro de ópera em plena selva amazônica. Os delirantes são os personagens favoritos de Werner Herzog, que consegue tirar da insânia de Fitzcarraldo vários momentos de poesia. Mas Kinski é que dá o tom.

Prova Definitiva
SBT, 0h45.
(Revealing Evidence). EUA, 1990. Direção: Michael Switzer. Com Stanley Tucci, Mary Page Keller. Crimes e crimes depois, a polícia prepara-se para pôr as mãos no "serial killer" que mata mulheres e some com um dos pés de seus sapatos. Feito para TV. Inédito.

Intercine
Globo, 1h25.
Para hoje, as opções do telespectador na sessão interativa da emissora eram "Uma Jogada do Destino" (1993, de Stephen Hopkins, com Emilio Estevez, Cuba Gooding Jr.) e "Fantasma 2" (1988, de Don Coscarelli, com James LeGros, Reggie Bannister).

Conspiração na Rússia
Globo, 3h20.
(Back in the URSS). EUA, 1992, 87 min. Direção: Deran Sarafian. Com Frank Whaley, Natalya Negoda, Roman Polanski. Na Moscou da Perestroika, jovem turista americano (Whaley) é acusado de roubar precioso livro de ícones de um museu. A embaixada dos EUA se omite, mas ele terá a ajuda da bela Negoda (não é pouco) e de um contrabandista (Polanski). Pouco a esperar de Deran, filho pouco talentoso do notável Richard C. Sarafian.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

A arte da pilhagem em De Palma

Se fosse preciso reter um filme de Brian de Palma, apenas um, bem poderia ser "Um Tiro na Noite" (MGM, 21h e 1h30). Ali, ele trabalha a partir do "Blow Up" de Antonioni, que aliás retrabalha "Janela Indiscreta", de Hitchcock: três gerações de filmes sobre filmes.
Aqui, Travolta, um técnico de som, tenta demonstrar, pela sincronização de ruídos com imagens, que acidente sofrido por um senador foi um atentado.
Não se diga que não é original. De Palma sabe que o cinema é uma arte da pilhagem, pois rouba coisas ao mundo. Mas também da, digamos, empilhagem: como empilhar e articular as coisas. O que supõe também uma arte da empulhação. E eis que voltamos então ao ponto de partida: Hitchcock, o manipulador. (INÁCIO ARAUJO)

CLONAGEM

Gabi entrevista especialista em genoma humano
Clonagem é o tema do "Marília Gabriela Entrevista" de hoje (GNT, às 21h30), em que a apresentadora conversa com a especialista em genoma Mayana Zatz. A cientista, que faz parte do projeto internacional Genoma Humano, explica as diferenças entre clonagem humana e clonagem terapêutica.

BASQUETE

NBA ganha programa diário na ESPN
A partir de hoje, o canal traz, diariamente, às 19h, o melhor basquete do mundo no "NBA.com TV". O programa, produzido pela própria NBA (liga norte-americana de basquete), trará os principais lances das partidas mais importantes da rodada, entrevistas com os jogadores depois dos jogos, perfis dos atletas etc.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Supla é um porco-espinho oxigenado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.