UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Série derruba lendas célebres de Mozart

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é um nome comumente associado a lendas. Muito disso se deve ao fantástico filme de Milos Forman, "Amadeus" (1984), que, justamente por ser fantástico, pouco tinha de compromisso com verdades.
Criou-se do austríaco a imagem de um grande fanfarrão, insolente, inconsequente e sobrenaturalmente capacitado em sua arte. Um gênio incontestável, gerador de invejas que acabariam por matá-lo. Antonio Salieri (1750-1825) se torna o suspeito, é condenado mediante achismos, e a história só o reabilitaria no século 21.
A série "Grandes Compositores" não se ocupa dessas lendas. Mergulha na história ao redor de Mozart, que assistiu ao florescer da burguesia e do iluminismo, e tenta montar o painel que responderia à pergunta: o que fez de Mozart um gênio? Que fatores contribuiriam para que um garoto assombrasse o mundo dos seus cinco anos até os dias de hoje?
A explicação estaria em todo o contexto histórico. Seria preciso um pai que o estimulasse, com conhecimento de causa e, sobretudo, com amor. Leopold Mozart cumpriu bem esse papel.
Ainda que pedagogos modernos certamente culpem o velho Mozart por transformar seu filho numa atração itinerante pela Europa do século 18, não se pode negar que ele deu ao pequeno Wolfgang a oportunidade de receber aplausos dos mais diversos. Enquanto isso, foi submetido a uma gama de influências em tempo recorde, que compuseram a rica personalidade artística de Mozart.
Os depoimentos ainda revelam Mozart como exímio empresário de si mesmo, homem que entendia as regras do mercado e que seguia as modas por, entre outras coisas, precisar de dinheiro.
Talvez sejam só novas lendas, a serem esquecidas nos anos futuros; depois, virão novas. Não importa: qualquer que seja o Mozart apresentado, a história sempre vale pela trilha sonora.


GRANDES COMPOSITORES - MOZART. Quando: amanhã, às 21h, no Film & Arts.


Texto Anterior: Gastronomia: Como trabalhar com o pato
Próximo Texto: Contardo Calligaris: "O Presente" do MixBrasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.