|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FILMES
TV ABERTA
"O Cavaleiro Elétrico" marca decadência de Pollack
Entrega em Domicílio
SBT, 14h.
(Overnight Delivery). EUA, 1997. Direção:
Jason Bloom. Com Paul Rudd. Por
imaginar que sua amada o está traindo,
namorado escreve e posta uma furiosa
carta de ruptura. Depois, é claro,
perceberá que estava enganado.
Frankie e Johnny
SBT, 16h.
(Frankie and Johnny). EUA, 1991.
Direção: Garry Marshall. Com Al Pacino,
Michelle Pfeiffer. Ex-presidiário
consegue emprego em Nova York como
cozinheiro. Solitário, apaixona-se por
garçonete complicada.
Armadilha
Globo, 16h15.
(Entrapment). EUA/Alemanha/
Inglaterra, 1999. Direção: Jon Amiel.
Com Sean Connery, Catherine Zeta-Jones. Connery, famoso ladrão de jóias,
tem de se entender com Zeta-Jones, que
em princípio está lá para capturá-lo, pois
trabalha para uma seguradora.
A Relíquia
Record, 23h.
(The Relic). EUA, 1997. Direção: Peter
Hyams. Com Penelope Ann-Miller.
Museu de Chicago recebe do Brasil
material coletado por antropólogo.
Deviam ter desconfiado, pois ali existe
um pó capaz de despertar um mutante
que dará um trabalho enorme.
Visões de um Crime
Globo, 23h.
(The Caveman's Valentine). EUA, 2000.
Direção: Kasi Lemmons. Com Samuel L.
Jackson. Depois de se tornar paranóico, o
célebre pianista Romulus Ledbetter
torna-se um morador de rua. Quando um
amigo morre, ele começa a suspeitar que
foi assassinato.
Il Ciclone - Amor e Paixão
SBT, 0h.
(Il Ciclone). Itália, 1996. Direção:
Leonardo Pieraccioni. Com Leonardo
Pieraccioni. Contador em pequena
cidade tem a vida alterada quando uma
trupe de bailarinas pede para se
hospedar na casa onde vive.
Alvo Terrorista
SBT, 2h.
(Patriots). EUA, 1994. Direção: Frank Kerr.
Com Linda Amendola. Jovem de Boston
aceita proposta de amigo ativista do IRA
e vai para a Irlanda. Os demais
integrantes do grupo, no entanto, a têm
por altamente suspeita.
Olhos Noturnos 4
Bandeirantes, 2h40.
(Night Eyes 4). EUA, 1995. Direção:
Rodney McDonald. Com Paula Barbieri.
Policial encarregado de proteger a casa
de uma bela médica é seduzido por ela e
termina envolvido com os muitos
perigos que a cercam.
O Cavaleiro Elétrico
Globo, 2h55.
(The Electric Horseman). EUA, 1979.
Direção: Sydney Pollack. Com Robert
Redford. Uma repórter de TV acompanha
e cobre a aventura de veterano caubói de
rodeios, hoje decadente, que foge com o
cavalo que deveria montar em Las Vegas
para fazer propaganda de um produto.
Meu Leal Companheiro
SBT, 3h35.
(Greyfriars Bobby). EUA, 1961. Direção:
Don Chaffey. Com Donald Crisp. Em
1865, em Edimburgo, Escócia, o cão
Bobby troca seus donos por um
simpático pastor. Mas o homem morre e
se abre a questão do espólio: quem vai
ficar com Bobby? Só para São Paulo.
A Trilha do Bravo
SBT, 5h10.
(Ernest Goest to Heaven). EUA, 1987.
Direção: John R. Cherry 3º. Com Jim
Varney. Ernest é um monitor de
acampamento de férias que o acaso
encarrega de dirigir um grupo de
delinqüentes de um programa de
reabilitação. Personagem simpático;
comédia casca-grossa. Só para SP.
(IA)
TV PAGA
Filme serve como introdução ao mito The Doors
DANIEL BUARQUE
DA REDAÇÃO
Uma das grandes críticas à
reunião da banda americana
The Doors, que veio ao Brasil no
mês passado, era a de que a banda
não era a mesma sem o vocalista
Jim Morrison, substituído por Ian
Astbury (ex-The Cult).
A impressão seria menor se o
substituto fosse o ator Val Kilmer,
que mais encarnou do que interpretou o poeta na versão cinematográfica da história da banda,
"The Doors" (91), de Oliver Stone.
Kilmer se parece muito com Morrison, interpreta com trejeitos e
talvez convencesse mais pela imagem que Astbury pela voz.
O filme mostra formação, sucesso, decadência e fim da banda,
com a morte de Morrison em 71.
Mais do que reforçar a tese de que
o cantor "era" os Doors, pinta
uma banda careta, mas competente, que toca com um vocalista
lunático, sempre bêbado e drogado, mas capaz de escrever algumas das melhores letras de rock.
Morrison é rebelde, promíscuo,
desafiador e capaz de encantar a
multidão de fãs que a banda conquista. O filme o mostra vivendo a
pura essência do "sexo, drogas &
rock'n'roll" permanente, mas que
acaba pagando por isso, morto
aos 27, vitimado pelos excessos.
O ritmo que Stone dá à película
muitas vezes faz o espectador se
sentir como o protagonista (que
apaga em grande parte a presença
dos demais membros da banda).
Lento, cadenciado, recheado de
imagens psicodélicas e surreais
que representariam as "viagens"
do próprio Morrison, "The
Doors" consegue imortalizar o
mito do vocalista mas também a
obra de toda a banda.
A trilha martela músicas da
banda de forma quase ininterrupta, no que completa o total prazer
dos fãs que assistem ao filme, e
inicia muitos desconhecidos ao
trabalho de uma das bandas que
melhor uniu a poesia ao rock.
THE DOORS. Quando: hoje, às 22h, no
canal A&E Mundo.
Texto Anterior: Astrologia Próximo Texto: José Simão: Ueba! Temos o Oriente Médio e o Oriente Loiro! Índice
|