São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

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FILMES

TV ABERTA

"O Cavaleiro Elétrico" marca decadência de Pollack

Entrega em Domicílio
SBT, 14h.   
(Overnight Delivery). EUA, 1997. Direção: Jason Bloom. Com Paul Rudd. Por imaginar que sua amada o está traindo, namorado escreve e posta uma furiosa carta de ruptura. Depois, é claro, perceberá que estava enganado.

Frankie e Johnny
SBT, 16h.   
(Frankie and Johnny). EUA, 1991. Direção: Garry Marshall. Com Al Pacino, Michelle Pfeiffer. Ex-presidiário consegue emprego em Nova York como cozinheiro. Solitário, apaixona-se por garçonete complicada.

Armadilha
Globo, 16h15.   
(Entrapment). EUA/Alemanha/ Inglaterra, 1999. Direção: Jon Amiel. Com Sean Connery, Catherine Zeta-Jones. Connery, famoso ladrão de jóias, tem de se entender com Zeta-Jones, que em princípio está lá para capturá-lo, pois trabalha para uma seguradora.

A Relíquia
Record, 23h.  
(The Relic). EUA, 1997. Direção: Peter Hyams. Com Penelope Ann-Miller. Museu de Chicago recebe do Brasil material coletado por antropólogo. Deviam ter desconfiado, pois ali existe um pó capaz de despertar um mutante que dará um trabalho enorme.

Visões de um Crime
Globo, 23h.  
(The Caveman's Valentine). EUA, 2000. Direção: Kasi Lemmons. Com Samuel L. Jackson. Depois de se tornar paranóico, o célebre pianista Romulus Ledbetter torna-se um morador de rua. Quando um amigo morre, ele começa a suspeitar que foi assassinato.

Il Ciclone - Amor e Paixão
SBT, 0h.  
(Il Ciclone). Itália, 1996. Direção: Leonardo Pieraccioni. Com Leonardo Pieraccioni. Contador em pequena cidade tem a vida alterada quando uma trupe de bailarinas pede para se hospedar na casa onde vive.

Alvo Terrorista
SBT, 2h.  
(Patriots). EUA, 1994. Direção: Frank Kerr. Com Linda Amendola. Jovem de Boston aceita proposta de amigo ativista do IRA e vai para a Irlanda. Os demais integrantes do grupo, no entanto, a têm por altamente suspeita.

Olhos Noturnos 4
Bandeirantes, 2h40.  
(Night Eyes 4). EUA, 1995. Direção: Rodney McDonald. Com Paula Barbieri. Policial encarregado de proteger a casa de uma bela médica é seduzido por ela e termina envolvido com os muitos perigos que a cercam.

O Cavaleiro Elétrico
Globo, 2h55.    
(The Electric Horseman). EUA, 1979. Direção: Sydney Pollack. Com Robert Redford. Uma repórter de TV acompanha e cobre a aventura de veterano caubói de rodeios, hoje decadente, que foge com o cavalo que deveria montar em Las Vegas para fazer propaganda de um produto.

Meu Leal Companheiro
SBT, 3h35.   
(Greyfriars Bobby). EUA, 1961. Direção: Don Chaffey. Com Donald Crisp. Em 1865, em Edimburgo, Escócia, o cão Bobby troca seus donos por um simpático pastor. Mas o homem morre e se abre a questão do espólio: quem vai ficar com Bobby? Só para São Paulo.

A Trilha do Bravo
SBT, 5h10.  
(Ernest Goest to Heaven). EUA, 1987. Direção: John R. Cherry 3º. Com Jim Varney. Ernest é um monitor de acampamento de férias que o acaso encarrega de dirigir um grupo de delinqüentes de um programa de reabilitação. Personagem simpático; comédia casca-grossa. Só para SP. (IA)

TV PAGA

Filme serve como introdução ao mito The Doors

DANIEL BUARQUE
DA REDAÇÃO

Uma das grandes críticas à reunião da banda americana The Doors, que veio ao Brasil no mês passado, era a de que a banda não era a mesma sem o vocalista Jim Morrison, substituído por Ian Astbury (ex-The Cult).
A impressão seria menor se o substituto fosse o ator Val Kilmer, que mais encarnou do que interpretou o poeta na versão cinematográfica da história da banda, "The Doors" (91), de Oliver Stone. Kilmer se parece muito com Morrison, interpreta com trejeitos e talvez convencesse mais pela imagem que Astbury pela voz.
O filme mostra formação, sucesso, decadência e fim da banda, com a morte de Morrison em 71. Mais do que reforçar a tese de que o cantor "era" os Doors, pinta uma banda careta, mas competente, que toca com um vocalista lunático, sempre bêbado e drogado, mas capaz de escrever algumas das melhores letras de rock.
Morrison é rebelde, promíscuo, desafiador e capaz de encantar a multidão de fãs que a banda conquista. O filme o mostra vivendo a pura essência do "sexo, drogas & rock'n'roll" permanente, mas que acaba pagando por isso, morto aos 27, vitimado pelos excessos.
O ritmo que Stone dá à película muitas vezes faz o espectador se sentir como o protagonista (que apaga em grande parte a presença dos demais membros da banda). Lento, cadenciado, recheado de imagens psicodélicas e surreais que representariam as "viagens" do próprio Morrison, "The Doors" consegue imortalizar o mito do vocalista mas também a obra de toda a banda.
A trilha martela músicas da banda de forma quase ininterrupta, no que completa o total prazer dos fãs que assistem ao filme, e inicia muitos desconhecidos ao trabalho de uma das bandas que melhor uniu a poesia ao rock.


THE DOORS. Quando: hoje, às 22h, no canal A&E Mundo.


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