São Paulo, sexta, 13 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE EM CURITIBA - FOTOGRAFIA
Manuel da Costa mostra fauna e flora em registro digital

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O Museu Metropolitano de Arte de Curitiba abriga, até domingo próximo, a mostra "Perceptos", do fotógrafo gaúcho Manuel da Costa. A exposição é parte da 2ª Bienal Internacional de Fotografia promovida pela capital paranaense.
Durante um ano, Costa fotografou a fauna e a flora de uma pequena reserva da Mata Atlântica, no extremo norte da planície costeira do Rio Grande do Sul.
Os negativos obtidos com as câmeras Sinar 4 x 5, de formato grande, e Hasselblad, de médio formato, foram levados para uma estação digital para serem editados e impressos em mídia eletrônica, utilizando programas de computação e impressoras.
O resultado pode ser considerado um exemplo perfeito de como a tecnologia pode incrementar e até melhorar as idéias.
São 99 imagens impressas em papel contínuo, com 0,9 m de largura por 27 m de comprimento e armado em forma espiral.
O resultado estético do trabalho é muito bom e a fidelidade das imagens são perfeitas e não ficam nada a dever às reproduções feitas com equipamentos convencionais, que usam os tradicionais filmes com emulsão química.
A tecnologia digital é considerada uma conquista revolucionária para os profissionais da imagem, eliminando os produtos químicos altamente agressivos ao meio ambiente, que são aplicados durante a revelação dos negativos.
"A mudança da imagem analógica ou comum para digital não originou a perda de qualidade em relação aos registros fotográficos que fiz", disse Costa.
² Luz
A idéia do projeto nasceu de um ensaio feito no ano passado, cujo assunto tratava dos ciclos de vida sob as diversas condições de luz.
"Aproveitei essa idéia e a apliquei em "Perceptos', monitorando diariamente as alterações da iluminação".
Para diferenciar os ciclos de luz, o fotografou usou várias objetivas e ainda construiu um estúdio no campo para facilitar a realização do trabalho.
Para Costa, nada impede que artistas e fotógrafos aproveitem a nova onda digital. Ela está integrada à vida cotidiana, sem se preocupar com a visão otimista do futuro.
²
²
Exposição: Perceptos Onde: Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (av. República Argentina, 3.430, tel. 041/322-1525, ramais 2247 e 2257, Curitiba) Quando: hoje, das 13h às 20h30; amanhã e domingo, das 15h às 18h30 Quanto: entrada franca Patrocinador: Hewlett-Packard


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.