|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Software valoriza ibope do Nordeste
DA REPORTAGEM LOCAL
Numa festa que será realizada
amanhã, a TV Jangadeiro, afiliada
do SBT em Fortaleza, irá entregar
a agências de publicidade e anunciantes um software que simula
campanhas publicitárias com base nos dados da audiência local.
O sistema de computador foi
desenvolvido pela Dainet, empresa de consultoria de mídia, de SP.
"Fora do eixo Rio/SP, as audiências locais, muitas vezes diferentes
das de São Paulo ou do Brasil, são
pouco usadas pelas agências. Esse
sistema é uma maneira de demonstrar ao anunciante qual será
exatamente o custo de sua campanha por cada ponto no Ibope",
diz Antonio Rosa Neto, da Dainet.
Essa não será a primeira jogada
da afiliada do SBT que dá uma
"cutucada" na Globo. Há dois
anos, o canal se uniu às afiliadas
da Record e da Rede TV! para tentar diminuir a importância da líder no mercado publicitário local.
Para isso, as três anunciaram
em seus intervalos um evento sigilosamente criado por elas, uma
feira de móveis, que foi um sucesso de vendas. E uma pesquisa encomendada pelas TVs ao Ibope
mostrou que 82% que estiveram
no local disseram ter assistido ao
comercial da feira na Globo, na
qual ele não havia sido veiculado.
Em uma festa para publicitários
e anunciantes, as três mostraram
os dados tentando convencê-los
de que é preciso ler as pesquisas
com um "filtro", já que a marca
da líder de audiência é forte e pode confundir os entrevistados. Na
época, a TV Globo disse que a estratégia só mostrava a penetração
e a força de sua marca. (LM)
Texto Anterior: Televisão: Festa do interior Próximo Texto: Mônica Bergamo Índice
|