São Paulo, terça-feira, 14 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software valoriza ibope do Nordeste

DA REPORTAGEM LOCAL

Numa festa que será realizada amanhã, a TV Jangadeiro, afiliada do SBT em Fortaleza, irá entregar a agências de publicidade e anunciantes um software que simula campanhas publicitárias com base nos dados da audiência local.
O sistema de computador foi desenvolvido pela Dainet, empresa de consultoria de mídia, de SP. "Fora do eixo Rio/SP, as audiências locais, muitas vezes diferentes das de São Paulo ou do Brasil, são pouco usadas pelas agências. Esse sistema é uma maneira de demonstrar ao anunciante qual será exatamente o custo de sua campanha por cada ponto no Ibope", diz Antonio Rosa Neto, da Dainet.
Essa não será a primeira jogada da afiliada do SBT que dá uma "cutucada" na Globo. Há dois anos, o canal se uniu às afiliadas da Record e da Rede TV! para tentar diminuir a importância da líder no mercado publicitário local.
Para isso, as três anunciaram em seus intervalos um evento sigilosamente criado por elas, uma feira de móveis, que foi um sucesso de vendas. E uma pesquisa encomendada pelas TVs ao Ibope mostrou que 82% que estiveram no local disseram ter assistido ao comercial da feira na Globo, na qual ele não havia sido veiculado.
Em uma festa para publicitários e anunciantes, as três mostraram os dados tentando convencê-los de que é preciso ler as pesquisas com um "filtro", já que a marca da líder de audiência é forte e pode confundir os entrevistados. Na época, a TV Globo disse que a estratégia só mostrava a penetração e a força de sua marca. (LM)


Texto Anterior: Televisão: Festa do interior
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.