São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Organizada por Gonçalo Junior, obra traz 375 ilustrações do francês para a história criada por Miguel de Cervantes

Livro reúne gravuras de Quixote por Doré

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

No começo do volume dois de "Dom Quixote", Sancho Pança, o fiel escudeiro do fidalgo, conta a seu mestre que já há obras publicadas sobre as fantásticas aventuras de ambos. "Posso apostar que não haverá bodega, venda, estalagem ou tenda de barbeiro em que não ande pintada a história de nossas façanhas", profetiza.
De fato, mais ainda do que o texto, as imagens da dupla criada pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616) se tornaram símbolos universais. E um dos maiores responsáveis pelo feito é o gravurista francês Gustave Doré (1833-1883), autor de 375 ilustrações para a obra de Cervantes, reunidas em livro lançado pela Opera Graphica Editora, com organização de Gonçalo Junior.
Como explica a introdução de "Gustave Doré - Dom Quixote", o gravurista francês seguiu uma imagem precisa do personagem, retratando-o com o aspecto medieval descrito no livro. Ainda que o cavaleiro tenha sido retratado mais tarde por pintores mais renomados -como Cézanne, Picasso, Dalí e mesmo pelo brasileiro Portinari-, as ilustrações de Doré criaram a base iconográfica que marcaria a obra de Cervantes.
É impressionante a qualidade que Doré consegue imprimir aos desenhos tendo se valido de um modelo de reprodução ancestral como a gravura -que consiste em formar, por meio de talhos em madeira (no caso do francês), imagens que são impressas em papel. Parte do sucesso também deve ser creditado a seus gravadores (como Pisan, cuja assinatura pode ser vista nas ilustrações).
Os desenhos em preto-e-branco, com notável domínio da luz, estão à altura de figurar na obra que foi eleita por uma comissão internacional de escritores o melhor romance de todos os tempos.


Gustave Doré - Dom Quixote
Organização:
Gonçalo Junior
Editora: Opera Graphica
Quanto: R$ 69 (254 págs.)


Texto Anterior: Estrada de ferro ganha registro em 230 imagens
Próximo Texto: Nova tradução da obra de Cervantes remete texto ao português arcaico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.