São Paulo, quinta, 14 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CULTURAL
Mendonça deve voltar à Cultura

da Reportagem Local

A indefinição da nomeação do secretariado da segunda gestão do governador Mário Covas (PSDB) também atinge a Cultura. A área, no entanto, tem um forte candidato: o atual deputado estadual Marcos Mendonça (PSDB), que ocupou o cargo durante quase todo o primeiro mandato de Covas.
Mendonça se desincompatibilizou em abril de 98 para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa. Para seu lugar, Covas designou, interinamente, Antonio Angarita, que acumula até hoje a Cultura e seu posto principal, a Secretaria de Governo.
Na cerimônia de transferência de cargo, Covas afirmou que Mendonça poderia voltar ao comando da secretaria da Cultura, caso sua reeleição se confirmasse.
O nome de Mendonça é dado como certo entre assessores do governador, tendo como base essa declaração. O deputado, no entanto, ainda não confirma sua volta para o executivo, mas diz estar à disposição de Covas.
Ainda não há nenhuma previsão oficial para o anúncio do novo secretariado estadual.
²
Organizações Sociais
A passagem de Mendonça pelo legislativo garantiu um dos principais pontos da atual política estadual para a Cultura, a possibilidade de transferência da gestão de instituições culturais do Estado, como a Pinacoteca, para as organizações sociais, fundações privadas sem fins lucrativos.
A aplicação desse mecanismo para a Cultura foi possível graças a uma "carona" na lei que criava as organizações sociais na área da saúde. A emenda foi proposta por Mendonça e criou polêmica com a oposição, que afirmava ser necessário um debate maior sobre as regras para a área.
Como deputado, ele também tem apresentado outros projetos que de acordo com as intenções expressas no programa de governo de Covas para a Cultura.
Uma delas é o tombamento dos prédios das secretarias de Estado ou empresas do governo, como Sabesp ou Metrô, para tentar revitalizar o centro velho.
A medida quer reforçar a proposta da criação de um novo centro cultural ao redor da estação Júlio Prestes e da Pinacoteca. Outra proposta do deputado, já aprovada pela Assembléia, é a criação da Loteria Estadual da Cultura (leia texto ao lado), criando nova fonte permanente de recursos.
(PATRICIA DECIA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.