São Paulo, quinta, 14 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Programa traz apresentação feita no Municipal
Baryshnikov ganha especial na Cultura

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Mikhail Baryshnikov em visita à Bienal de SP, no ano passado


ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Pouca gente viu o espetáculo de Mikhail Baryshnikov no Teatro Municipal de São Paulo, em novembro passado.
Durante apenas duas noites, sendo que uma delas fechada para convidados, o bailarino russo dançou para uma minoria, mas, em compensação, foi filmado pela TV Cultura, que exibe hoje alguns trechos de seu espetáculo solo no programa "Baryshnikov, uma Vida na Dança".
Infelizmente, não foi permitido filmar a coreografia "Heartbeat: MB", ponto alto do espetáculo, que comemorou os 50 anos do bailarino.
Em "Heartbeat: MB", Baryshnikov dança ao som das batidas do próprio coração, amplificadas por meio de um aparelho especial, colocado no peito do bailarino. Apesar da exclusão dessa obra, o programa mostra os demais solos apresentados na temporada brasileira, que permitem apreciar Baryshnikov no auge de sua maturidade.
Sob direção de Luiz Deganello, o programa da TV Cultura exibe Baryshnikov em "Tryst", do coreógrafo Kraig Patterson, "Dança com Três Tambores e Flauta", que é um excerto do espetáculo realizado ano passado no Japão com Tamasaburo Bando -expoente do kabuki-, além de "Em Memória de Jerome Robbins", que homenageia o célebre criador norte-americano, morto em julho de 1998.
Com pouco mais de uma hora de duração, o programa da TV Cultura procura sintetizar a trajetória do bailarino. Com isso, será possível vê-lo em trechos de filmes como "Momento de Decisão" e "Sol da Meia-Noite", ambos dirigidos por Herbert Ross.
Um pedaço do especial de TV que mostra Baryshnikov dançando junto com Liza Minelli também faz parte do programa da Cultura, que ainda inclui depoimentos de espectadores e bailarinos brasileiros, além de trechos de entrevistas.
Talvez a maior virtude do programa da Cultura seja o enfoque na perfeição de movimentos de Baryshnikov. Ao abrir-se para a dança contemporânea, o bailarino russo promoveu uma evolução constante em sua carreira, aproveitando cada momento de sua extraordinária expressividade corporal.
²

Programa: Baryshnikov, uma Vida na Dança Quando: hoje, 22h30 Onde: TV Cultura



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.