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ENTREVISTA
da Redação
A seguir, Franz Weissmann
fala sobre seu processo cotidiano de criação artística.
O COMEÇO, A MINIATURA -
"Primeiro crio em miniatura,
quando estudo as proporções
-de espaço, volume, enfim,
todas as dimensões, além da
cor. Quando eu faço esse protótipo, já o imagino em proporções maiores. Nas peças grandes não se pode cometer erro."
A COR, O VERMELHO - "Eu já
imagino a cor. Ela depende do
tipo de escultura. Esta escultura aí, por exemplo (aponta para
"Cantoneiras', que fica no Jardim das Esculturas do MAM),
eu não a vejo com outra cor senão a vermelha. Ela para mim
não iria funcionar em preto,
amarelo ou outra cor. Mesmo
nas miniaturas, eu procuro a
cor. A minha escultura é cor."
A MÃO, A OBRA - "Trabalho
diariamente, mas sempre em
miniatura, usando madeira,
cartolina ou chapa de ferro fina, que posso dobrar com a
mão. Hoje trabalho em casa
mesmo. Não tenho mais um
ateliê propriamente dito. Como faço peças grandes, preciso
recorrer a uma metalúrgica para dobrar o aço."
A FUGA, O CUBO - "Foi uma
evolução lenta. Eu frequentei a
Escola Nacional de Belas Artes
(no Rio) e fui praticamente enxotado de lá, pois aquilo não
estava de acordo com o que eu
queria. Então, fugi para Belo
Horizonte para me livrar desse
ranço figurativo, e foi lá que a
figura foi se geometrizando.
Deixou de ser figura para se
tornar elemento geométrico.
Queria romper de uma vez e
parti para o cubo vazado, que
para mim é um elemento primordial, forma que persiste em
minha obra. Nem posso dizer
que o cubo foi uma opção, ele é
uma unidade física essencial."
"MONDRIANAS" - "Há um
equívoco aí. Eu criei uma estrutura espacial de fios, a partir do
cubo, e, para controlar e preencher o espaço aberto, inseri
chapas coloridas para fazer
uma composição de planos e de
vazados. A idéia de chamá-las
"Mondrianas" eu não sei de
onde veio. Eu não estava pensando em Mondrian."
O MUNDO, O ESTÚDIO - "Eu
vivo meio afastado do mundo,
não frequento a sociedade, reuniões... Fico meio isolado, sabe? De casa vou para o estúdio,
e do estúdio para casa."
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