São Paulo, quinta, 14 de janeiro de 1999

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ENTREVISTA
da Redação

A seguir, Franz Weissmann fala sobre seu processo cotidiano de criação artística.

O COMEÇO, A MINIATURA - "Primeiro crio em miniatura, quando estudo as proporções -de espaço, volume, enfim, todas as dimensões, além da cor. Quando eu faço esse protótipo, já o imagino em proporções maiores. Nas peças grandes não se pode cometer erro."

A COR, O VERMELHO - "Eu já imagino a cor. Ela depende do tipo de escultura. Esta escultura aí, por exemplo (aponta para "Cantoneiras', que fica no Jardim das Esculturas do MAM), eu não a vejo com outra cor senão a vermelha. Ela para mim não iria funcionar em preto, amarelo ou outra cor. Mesmo nas miniaturas, eu procuro a cor. A minha escultura é cor."

A MÃO, A OBRA - "Trabalho diariamente, mas sempre em miniatura, usando madeira, cartolina ou chapa de ferro fina, que posso dobrar com a mão. Hoje trabalho em casa mesmo. Não tenho mais um ateliê propriamente dito. Como faço peças grandes, preciso recorrer a uma metalúrgica para dobrar o aço."

A FUGA, O CUBO - "Foi uma evolução lenta. Eu frequentei a Escola Nacional de Belas Artes (no Rio) e fui praticamente enxotado de lá, pois aquilo não estava de acordo com o que eu queria. Então, fugi para Belo Horizonte para me livrar desse ranço figurativo, e foi lá que a figura foi se geometrizando.
Deixou de ser figura para se tornar elemento geométrico. Queria romper de uma vez e parti para o cubo vazado, que para mim é um elemento primordial, forma que persiste em minha obra. Nem posso dizer que o cubo foi uma opção, ele é uma unidade física essencial."

"MONDRIANAS" - "Há um equívoco aí. Eu criei uma estrutura espacial de fios, a partir do cubo, e, para controlar e preencher o espaço aberto, inseri chapas coloridas para fazer uma composição de planos e de vazados. A idéia de chamá-las "Mondrianas" eu não sei de onde veio. Eu não estava pensando em Mondrian."

O MUNDO, O ESTÚDIO - "Eu vivo meio afastado do mundo, não frequento a sociedade, reuniões... Fico meio isolado, sabe? De casa vou para o estúdio, e do estúdio para casa."



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