São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Humor se muda para a Internet

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Uma das boas coisas da Internet é ter tornado possíveis sites de humor que não dependem de papel. Com muito menos dinheiro do que uma publicação necessitaria (foi isso que matou a "Bundas" e a última fase do "Pasquim"), podem acabar com quem e o que quiserem, do jeito que desejarem. Bastam boas idéias e um mané para colocá-las no ar. Veja os que esta coluna considera os três melhores:

The Onion
www.theonion.com
A manchete de hoje é "Clinton vagamente desapontado pela falta de tentativas de assassinatos". Este é o estilo do veterano "The Onion" ("a cebola", mas também um trocadilho com jornais sindicais como "The Union", "o sindicato"). Fundado em 1988, então só em papel, sempre foi feito na cidade de Madison, no Wisconsin, mas acaba de anunciar que se muda para Nova York até o final do ano. Influenciou Deus e o mundo e hoje recebe 800 mil visitantes por mês no site.

Modern Humorist
www.modernhumorist.com
O logotipo do "humorista moderno" não poderia ser mais honesto: um homem andando em direção a uma casca de banana. O site baseado no Brooklyn, em Nova York, é o descendente direto do "Onion" e às vezes melhor que o inspirador. Entre suas opções, tudo muito claro. Você clica em "porn", por exemplo, e cai no site do "armazém das adolescentes taradas". Lá, um aviso agradece "seu apoio por todos estes anos" e diz que o site mudou. O novo endereço? O mesmo do humorista moderno. É de lá que saiu o livro "My First Presidentiary - A Scrapbook by George W. Bush", de Kevin Guilfoile e John Warner. A ser lançado em março, lista todos os "bushismos" do presidente conhecido por sua dislexia verbal. O próprio título ("presidentiary" não existe em inglês) brinca com o líder que já chamou os nascidos na Grécia de "grecianos".

McSweeney's
www.mcsweeneys.net
É o mais "cabeça" dos três, ou pelo menos essa é a impressão que eles querem que você tenha, a começar pelo estranho nome, que não é da família de ninguém envolvido. Por extenso: Timothy McSweeney's Internet Tendency, cujo lema é "desculpas desanimadas para uma nação encostada". É desesperadamente engraçado. Uma das sessões acaba com a ONG Peta e o "The New York Times" a um só tempo. Chama-se "Pessoas para o Tratamento Ético dos Colunistas do "Times". Outra é "Se Você Está Resenhando o Site McSweeney's". As dicas: "Use palavras como "zine", "pequeno", "muito pequeno", "insignificante", "irritante", "com artigos cujos assuntos variam de assassinatos misteriosos em aldeias indígenas a aventuras de piratas, passando pela vida na Lua", "parece produzido por uma tropa de escoteiros". E "belle époque". Está aí.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br


Site: www.uol.com.br/sergiodavila

MAIS TRÊS COISAS

1. Tentativa nš 132
Prince, o artista antes conhecido, lançou nesta semana seu novo site: www.NPGMusicClub.com. Por US$ 7,70 mensais, ele promete uma música nova de seu grupo, New Power Generation. Quem pagar US$ 100 por ano terá direito a acesso especial de bastidores após os shows, uma edição especial de "Rave Un2 the Joy Fantastic" e mais músicas. Além disso, o endereço promete ensaios de Sua Majestade em tempo real. A festa de lançamento acontece hoje, no Studio 54, em Nova York. O colunista não foi convidado, daí o rancor no texto.

2. F... comme femme
Só não é o site da semana porque a concorrência está forte, mas há pouca coisa melhor na Internet do que os dois vídeos com Isadora Ribeiro na "Sexy" (sexyclube.uol.com.br). No primeiro, "Feelings", ela canta o clássico de Morris Albert (née Maurício Alberto). No outro, "Poesia", ela declama "Lição", de Carlos Drummond de Andrade. Enquanto isso, tira a roupa, que não tem bobo nenhum aqui.

3. O site da semana
www.furacao2000.com.br
Tá dominado: é o site oficial do movimento que veio para destronar o axé e ensinar o que é "tchutchuca", "SB", "martelão" e a vida no gueto.



Texto Anterior: Infantil: Centro Cultural São Paulo organiza oficina de teatro
Próximo Texto: Projeto: Teatro do Centro da Terra ocupa subsolo de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.