São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO/CRÍTICA

Excelência marca orquestra jovem de Campos do Jordão

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grande desempenho sinfônico está sempre associado a uma grande regência. A prova está no CD duplo a ser lançado hoje pelo selo Biscoito Fino, com a Orquestra Acadêmica do 36º Festival de Inverno de Campos do Jordão, regida por Kurt Masur e Roberto Minczuk.
Ambos arrancaram de músicos muitíssimo talentosos -mas jovens e inexperientes- uma sonoridade de dar inveja a boa parte das orquestras do planeta.
O alemão Masur já foi o diretor musical da Gewandhaus, de Leipzig, e da Filarmônica de Nova York. Minczuk, ex-adjunto da Osesp, hoje dirige a Sinfônica Brasileira e assume em breve a Filarmônica de Calgary, no Canadá.
A orquestra do festival reuniu alternadamente, em julho do ano passado, 154 bolsistas brasileiros e latino-americanos. Ganharam o Prêmio Carlos Gomes. Conseguiram fazer muito bem peças do repertório conhecidas e que abrem margem de comparação com gravações de referência.
No concerto regido por Masur -são gravações ao vivo, no auditório Cláudio Santoro- é notável a eloqüência dos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos no "Adágio para Cordas", op. 11, de Samuel Barber. Há ainda precisão das madeiras e percussão na "Abertura do Festival Acadêmico", de Brahms, e também narratividade precisa da complicada "Sinfonia nº 1" de Gustav Mahler.
O segundo CD, com a récita regida por Minczuk, é aberto pelos "Quatros de Uma Exposição", de Modest Mussorgsky e orquestração de Ravel. A abertura de "O Guarani" alegraria a alma de Armando Belardi, antológico regente da ópera de Carlos Gomes.
Como se não bastasse, o segundo CD também traz a estréia mundial das "Variações Sinfônicas", de Almeida Prado, que foi o compositor-residente em Campos durante o 36º Festival. É uma música complexa, que explora de modo homogêneo a orquestra, da percussão aos primeiros violinos. Minczuk revela a música e os andaimes de sua construção.
O lançamento do CD duplo será na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos e trará, a partir das 19h30, uma récita do tenor Fernando Portari, acompanhado pelo pianista Ricardo Ballestero.


Orquestra Acadêmica do 36º Festival de Inverno de Campos do Jordão - CD duplo
    
Lançamento: hoje, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (av. Nações Unidas, 4.777, tel. 0/xx/11/3024-3599); entrada franca
Gravadora: Biscoito Fino
Quanto: R$ 47,90


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Filme de Altman critica Bush e sai como favorito em Berlim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.