São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 1998

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Luft fala sobre amor

MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas

A escritora e tradutora Lya Luft, 60, segue a linha da mistura de prosa de ficção com poesia e depoimento neste "Secreta Mirada".
Seu livro anterior, "O Rio do Meio", percorreu caminho parecido, centrado na prosa-depoimento -ou, como ela mesma define, em "uma conversa ao pé do ouvido do leitor", seja lá o que isso queira dizer.
Como o tema de "Secreta Mirada" é o amor, pode-se afirmar que a autora resolveu fazer seu "fragmentos de um discurso amoroso" -para citar a manjada obra de Roland Barthes.
Trata-se de um livro de fragmentos mesmo, restos de coisas não utilizadas em outras obras suas, como a autora admite. "Alguns poemas são antigos, outros atuais, alguns podem ter sido escritos por personagens meus, e como não couberam no romance arranjei-lhes um lugar aqui."
Sobre a parte em poesia, ela também explica: "Quando ia escrever prosa às vezes nasciam-me poemas, e por mais que eu quisesse fazê-los desaparecer eles insistiam em insinuar-se entre os textos em prosa. Resolvi então dar-lhes direito à vida, e compor um livro com essas mesmas alternâncias".
Os textos são sempre apresentados em grupos de dois, uma prosa e uma poesia aparentemente afins, e introduzidos por um número excessivo de epígrafes de autores diversos como Rilke, Cecília Meireles, Mário Quintana e Fernando Pessoa.
Difícil compreender, entretanto, qual o objetivo de tantas repartições de forma e de formato. Tudo nesse livro soa meio sem propósito: não há idéia de conjunto, a poesia não tem qualquer arrojo formal, a prosa repousa na indefinição entre ficção e tom filosófico, sem nenhuma profundidade.
O tratamento dado ao tema central -o amor e seus entornos, os filhos, a casa, a amizade, a morte etc.-, além do inevitável subtema do "escrever", não ultrapassa, tanto na prosa quanto na poesia, o estágio da obviedade.
É o que se vê, por exemplo, nos versos deste "Canção em Outras Palavras": "O melhor cuidado com o amor/é deixar que floresça,/pois amor não se cultiva: é flor/selvagem, bela por ser livre".
Ou neste trecho em prosa: "Perdição de amor é tão dramático quanto delicioso. Parece que nossa personalidade muda, nossos desejos vacilam, ficamos atordoados e entregues, pequenos e fracos -e achamos isso lindo. Não nos importam mais tanto os passados projetos e decisões, ousamos tudo (...) porque saímos do nosso estado natural e nos apaixonamos".
Lya Luft, também autora de "O Lado Fatal" (poemas) e "A Asa Esquerda do Anjo" (romance) parece ter feito este "Secreta Mirada" (cujo título também soa despropositado) para fugir do "lado sombrio" da vida, a tônica de sua obra.
"Digamos que é um romance em que o personagem central já não é a morte nem os conflitos humanos mais sombrios, mas o sentimento amoroso, ambíguo, surpreendente, iluminador e tantas vezes torturante", ela explica.

Livro: Secreta Mirada Autora: Lya Luft Lançamento: Mandarim Quanto:


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