UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Força
Record, 14h.
 
(The Power Within). EUA, 95, 95 min. Direção: Art Camacho. Com Ted Jan Roberts, William Zabke. A força mencionada no título vem do anel que um mestre dá a seu discípulo pouco antes de morrer e que, à parte a força, dará belas dores de cabeça a seu dono.

Caninos Brancos 2 - A Lenda do Lobo Branco
SBT, 14h30.
  
(White Fang 2: Mith of the White Wolf). EUA, 94, 106 min. Direção: Ken Olin. Com Scott Bairstown, Charmaine Craig. O menino Harry Casey e o lobo da história original de Jack London são separados por um acidente. Mais tarde se reencontrarão e ajudarão índios a enfrentar maldades de outros brancos. Sai Jack London, entra Disney.

Hércules a as Amazonas
Globo, 16h10.
 
(Hercules and the Amazon). EUA, 94, 90 min. Direção: Bill L. Norton. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn. Pouco antes do casamento de Iolaus, seu melhor amigo, Hércules parte para uma cidade, a fim de defendê-la do ataque de feras. Iolaus segue-o e é morto. Hércules descobre, então, que as feras são amazonas.

Programado para Matar
Record, 21h.
 
(Solo). EUA, 96, 88 min. Direção: Norberto Barba. Com Mario Van Peebles, Adrien Brody. Van Peebles faz o andróide que se recusa a participar de missão cujo objetivo é um massacre. É óbvio que a partir daí fica visado. Mas está disposto mesmo a ser do bem. Também conhecido como "Projeto Solo".

101 Dálmatas
SBT, 22h15.
  
(101 Dalmatians). EUA, 96, 103 min. Direção: Stephen Herek. Com Glenn Close, Jeff Daniels. Roger e Anita apaixonam-se como decorrência do amor de Perdita e Pongo, seus respectivos cadela e cão -ambos dálmatas. A união de Pongo e Perdita logo rende ninhadas intermináveis. O filme parte da suposição de que histórias que dão certo em desenho animado também funcionam com gente de carne e osso. O filme é uma demonstração de que isso nem sempre é verdade.

Eternos Rivais
Bandeirantes, 22h15.
  
(The Brylcreem Boys / Amor, Honor Y Guerra). Inglaterra, 96, 101 min. Direção: Terence Ryan. Com: Bill Campbell, William McNamara. Integrantes das forças aéreas canadense e alemã tornam-se ainda mais inimigos quando apaixonam-se pela mesma mulher.

A Noiva do Re-Animator
Bandeirantes, 1h30.
 
(Bride of Re-Animator). EUA, 90, 92 min. Direção: Brian Yuzna. Com Bruce Abbott, Claude Earl Jones. Médicos criam soro capaz de reviver seres humanos. Ou melhor: podem até reviver partes de seres humanos.

Intercine
Globo, 2h15.

Fecha a semana o escolhido entre os dramas "Os Pássaros" (98, com Rod Taylor, Jessica Tandy) ou "Cassino" (95, de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Sharon Stone). (IA)

O que faz uma obra-prima

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não conheço a versão que o Cinemax Prime exibe de "Juventude Transviada" (13h15), de Nicholas Ray.
Todos sabem que é um filme básico sobre rebeldia juvenil nos anos 50, que tem James Dean e Natalie Wood no elenco etc.
O fato é que os filmes de Ray feitos em cinemascope, como este, podem ser obras-primas, quando vistas em cinemascope. E podem ser coisas apenas medianas quando vistas na chamada "tela cheia", que corta as laterais do enquadramento.
Isso nos ajuda a compreender que um filme não é apenas uma história e atores. Um grande filme se faz também de ritmo, combinações de cores, e luz. E, sobretudo, de enquadramento: a escolha de um cineasta sobre o que entra ou não na imagem e a disposição precisa dos elementos.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Guerra Urgente! CNN, Pipoca e Sex Pistols!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.