São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV ABERTA

Leonard Parte 6 - Um Agente Muito Trapalhão
Record, 14h20.  
(Leonard Part 6). EUA, 1987, 85 min. Direção: Paul Weiland. Com Bill Cosby, Tom Courtenay, Gloria Foster, Moses Gunn. O ex-agente número 1 da CIA, Bill Cosby, sai de seu retiro para combater organização do mal que, entre outras, dizimou seus antigos colegas. Nem como comédia: de novo, Cosby se dá muito mal no cinema.

Um Tira Muito Suspeito
Globo, 15h50.  
(Blue Streak). EUA, 1999, 93 min. Direção: Les Mayfield. Com Martin Lawrence, Luke Wilson, Peter Greene. Ao sair da cadeia, ladrão de jóias procura o local onde enterrou sua última e milionária façanha. Descobre que no antigo terreno baldio hoje existe uma delegacia. Chegar às jóias nessas circunstâncias será seu desafio. Comédia de realizador modestíssimo.

Náufrago
Globo, 22h35.    
(Cast Away). EUA, 2000, 143 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks, Helen Hunt, Leonid Citer, Paul Sanchez. Depois de ensinar aos russos o "american way" de trabalho, Hanks sofre um acidente aéreo. Sozinho em uma ilha, precisa reaprender a viver e enfrenta momentos de insanidade. Reflexão de Zemeckis sobre a superioridade americana no mundo e, sobretudo, sobre a grande fragilidade do homem e de suas coisas.

O Submundo
SBT, 2h30.   
(The Underworld). EUA,1997. Direção: Rod Holcomb. Com Kevin Pollack, Josh Charles, Felicity Huffman, Constance Marie. Após cumprir pena no lugar de outro, gângster decide promover um grande golpe, na companhia de outros colegas, e cair fora do mundo do crime. Mas nem todo mundo quer e aceita que ele mude de vida. A vantagem é o roteiro de Christopher McQuarrie, famoso por ter escrito "Os Suspeitos". Aqui, no entanto, um filme para TV. Só para São Paulo.

Intercine
Globo, 2h45.
"Xica da Silva". Brasil, 1976. Direção: Carlos Diegues. Com Zezé Mota, Walmor Chagas, Stepan Nercessian, José Wilker, Elke Maravilha, Altair Lima. Durante o ciclo do ouro, a escrava Xica se envolve com o contratador João Fernandes, em Diamantina, Minas Gerais. Totalmente apaixonado, ele dá a sua amada a carta de alforria. O poder de Xica torna-se cada vez maior na região e isso desperta a inveja de todos a sua volta.

No Templo das Tentações
SBT, 4h10.   
(Something Wicked This Way Comes). EUA, 1983, 94 min. Direção: Jack Clayton. Com Jason Robards, Jonathan Pryce, Diane Ladd. Um parque de diversões passa pela pequena Green Town e produz estranho efeito sobre seus habitantes, impelidos a seguir seus desejos mais profundos. Simbolismo paca neste filme com roteiro de Ray Bradbury, dirigido por Clayton, que nos EUA não cumpriu as promessas da Inglaterra. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

Os amores de Hugo Carvana

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Hugo Carvana é um diretor que ficou marcado pelo sucesso de seu "Vai Trabalhar, Vagabundo". Os seus demais filmes são vistos em comparação com ele, sobretudo "Vai Trabalhar Vagabundo 2 - A Volta" (Canal Brasil, 14h15), em que o malandro Dino arma a fim de voltar ao Brasil.
O fato é que no cinema de Carvana sopra um vento libertário como se pode ver em poucos cineastas, brasileiros ou não. Mas ele sopra de maneira bem brasileira, para o bem e para o mal.
Para o mal: Carvana raramente soube expressar bem esse anarquismo, que por vezes se parece com mera baderna da produção e preguiça improvisatória (parece, mas nem sempre é). Para o bem: suas situações são inconfundivelmente brasileiras, ou talvez, cariocas. Como os tipos que cria e que ama profundamente.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: 'Estou chateado com a Globo', diz autor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.