São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Para combater o programa "Ratinho Livre", emissora coloca no ar quase dois capítulos de "Por Amor"
Rede Globo reage à "guerra da baixaria'

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Em um feito inédito, a Rede Globo abandonou o seu "padrão global de qualidade", anteontem, e mudou sua programação sem avisar aos telespectadores.
Para combater a "guerra da baixaria", travada entre as redes Record e SBT, a emissora colocou quase dois capítulos de "Por Amor", no mesmo dia, e antecipou cenas fortes que só iriam ao ar na semana que vem: as em que Orestes (Paulo José) lê o diário de Helena (Regina Duarte) e descobre a troca de bebês.
A novela ficou no ar das 20h55 às 22h17 e teve média de 44 pontos de audiência, segundo dados preliminares do Ibope. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Com a mudança, a Globo conseguiu ofuscar parcialmente o programa "Ratinho Livre", que teve média de 15 pontos -contra 26 na quinta-feira da semana passada.
Mas o seriado "Plantão Médico", exibido após "Por Amor", perdeu pela terceira vez para o programa de Carlos "Ratinho" Massa, 42. No horário do seriado, das 22h20 às 23h15, Ratinho foi líder com 22 pontos, contra 15 da Globo.
A mudança na grade da Globo causou um efeito cascata nas outras emissoras. A Record, que havia programado o jogo Corinthians x Mogi Mirim, a partir das 21h40, esticou o programa de Ratinho até as 23h15. Em seguida, a emissora, estranhamente, exibiu parte do segundo tempo do jogo.
O SBT também fez mudanças de última hora. Às 17h30 da quinta, a emissora cancelou a exibição de Paraná x Atlético (MG), a partir das 21h40, e anunciou o programa "Concurso de Paródias". Mas não foi isso o que ocorreu: o SBT esticou a novela "Maria do Bairro" até o final de "Por Amor" e, em seguida, das 20h20 às 23h27, exibiu o programa "Márcia", com o tema "Meu "ex' me persegue".
Mesmo com baixarias -um homem deu um tapa em uma mulher, uma senhora jogou água em um rapaz e uma moça, em uma cena aparentemente armada, ateou fogo em fotografias dentro de um balde com álcool-, o "Márcia" teve 9 pontos de média e não repetiu o sucesso da edição de quarta-feira, quando empatou com o "Você Decide", da Globo, em 19 pontos, exibindo três brigas entre mulheres no palco do programa.
Correndo por fora, quem se deu bem na guerra pela audiência foi a Rede Bandeirantes, que exibiu o jogo entre Corinthians e Mogi Mirim e obteve média de 11 pontos, com picos de 14, ficando em terceiro lugar no ranking do Ibope.
As mudanças ocorridas nas emissoras na última quinta foram o auge de uma batalha travada durante toda a semana. A Globo, que perdeu no Ibope para o programa de Ratinho nas últimas quatro quintas-feiras, havia programado para anteontem a reprise do "Roberto Carlos Especial 97".
Mas, temendo o vexame que seria ser derrotada mesmo com o especial do "rei", na última terça a emissora resolveu cancelar o musical . A Record, então, programou o jogo do Corinthians.
Pela primeira vez, a Globo ainda não anunciou o que irá exibir no horário na próxima quinta. No site da emissora na Internet, consta "a programar".

Ratinho

Até o conceituado programa "Jô Soares Onze e Meia" apelou anteontem a Ratinho. A entrevista com o apresentador da Record teve picos de 14 pontos, batendo a Globo, que registrou 9 pontos.
Ratinho, cujo programa de anteontem conseguiu pico de 27 pontos, admite que o "Ratinho Livre foi esticado na última hora, por causa da mudança na Globo".
"Tivemos de exibir um caso que não iria ao ar na quinta", disse Ratinho, sobre o menino Leandro, 15, que tem a face toda deformada devido a um tumor em um osso. Durante o programa, o menino foi apresentado oculto sob um pano.
O apresentador -ao lado de Márcia Goldschmidt, do SBT, o maior promotor de baixarias na TV atualmente- demonstra estar atravessando uma "crise ética".
Ontem, já sabendo que a doença de Leandro tem cura, ele disse à Folha que irá lançar mão de um 0900 no programa de segunda-feira. "O povo vai dizer se mostramos ou não o menino."
Ratinho, que admite publicamente que deixa pessoas brigarem no palco "durante um minutinho, porque não machuca", diz que o "Márcia' "está exagerando nas brigas".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.