São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARIA JOÃO E CHORINHO

CD traz ritmos brasileiros revisitados

da enviada a Lisboa

Em vez de encomendar alguma composição clássica ou canções a duplas caipiras, a Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses optou por dois músicos populares, mas de culto em seu país, para homenagear os 500 anos do Brasil.
A cantora Maria João e o pianista Mário Laginha, ambos oriundos do jazz, lançam hoje e amanhã, com shows no teatro Rívoli, no Porto, o resultado de sua pesquisa sobre os ritmos brasileiros, que vai do samba ao chorinho, passando pelo forró: o CD "Chorinho Feliz".
Os dois artistas fizeram um recorrido pelo Nordeste brasileiro em um disco com composições próprias, que traz como músicos convidados Gilberto Gil, Lenine, Armando Marçal e a escola de samba Mangueira.
Em maio, a dupla apresenta o trabalho para o público brasileiro na Bienal do Livro de São Paulo. No dia 22 de abril, eles se apresentam em Lisboa, e, em julho, fazem o mesmo show com Gilberto Gil, no Rio e em São Paulo.
Em 98, já tinham aceitado outro encargo da comissão para fazer um disco em homenagem aos 500 anos da descoberta da rota à Índia por Vasco da Gama: o CD "Cor", dedicado às culturas do Índico, especialmente a Moçambique. O CD ganhou um disco de prata em Portugal. (CM)


Texto Anterior: Brasil invade ex-metrópole via TV
Próximo Texto: Monica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.