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TELEVISÃO
Rateio de publicidade oficial racha TVs
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
A proposta do governo federal de negociar as verbas de publicidade oficial em blocos por emissora está dividindo as redes de TV. A idéia do ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) tem a aprovação de todas as TVs, menos da Globo.
Na semana passada, diretores da Globo avisaram ao governo que a proposta viola as regras do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). Órgão de auto-regulamentação, o Cenp determina que as redes só podem vender espaços a agências de publicidade e não a "bureaus de mídia".
A Folha apurou que a Globo entende que a proposta do governo funciona como "bureaus de mídia" _empresas que na Europa compram grandes volumes de espaços, com descontos, e os revendem a anunciantes.
A idéia do governo é comprar espaços em bloco por determinados períodos para todos os seus organismos, com descontos uniformes. Até o governo passado, cada estatal e ministério negociava, via agência, separadamente com cada emissora. Agora, isso será centralizado pela Secretaria de Comunicação de Governo.
O governo diz que irá distribuir as verbas de acordo com a audiência de cada rede. Hoje, a Globo tem 50% da audiência, mas 77% das verbas publicitárias.
De abril a julho, o ministro Gushiken ofereceu à Globo uma verba de R$ 15 milhões, com 30% de desconto sobre a tabela.
OUTRO CANAL
Desmame A novela colombiana "Um Amor de Babá" está definitivamente fora da grade da Record. Com média de só 2 pontos, a trama foi tirada do ar, "temporariamente", no último dia 3, para dar lugar a especiais sobre a guerra no Iraque. A guerra acabou, e os especiais foram substituídos, quinta, pela série "O Mundo Perdido".
Suspiro Todo-poderoso da Fórmula 1, Bernie Ecclestone disse a executivos de TV, em um almoço no Brasil, que tem interesse em comprar parte da Globo, caso a rede seja colocada à venda.
Promoção O apresentador João Kléber, atual "rei dos merchandisings" da Rede TV!, se reuniu na última quinta-feira com Jean Teppet, superintendente de produção e programação do SBT.
Dedo 1 A Record resistiu na quinta, mas não aguentou na sexta-feira e exibiu, às 18h, no "Cidade Alerta", o momento exato em que um policial militar aperta o gatilho de seu revólver e se suicida. A imagem foi congelada logo que o PM começou a cair. O estalo do tiro foi ao ar.
Dedo 2 As imagens devem dar problemas para a Record. Ministério Público e da Justiça já estudam o caso. A exibição de um suicídio, há dez anos, marcou o início do fim do "Aqui Agora" _anos depois, o SBT foi condenado a pagar indenização à família da vítima.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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