UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Intervenções irrecorríveis

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Sete Homens e um Destino" (Telecine Classic, 22h) é "Os Sete Samurais", de Akira Kurosawa, versão EUA. Neste filme de John Sturges, estamos no Oeste, setor México. Ali um grupo de pistoleiros desempregados dará uma mão ao povo de uma cidade a quem um bandido aterroriza.
É um filme um tanto massudo, que a esquerda saudava no passado e que vale sobretudo por algumas sequências inventivas e um grupo forte de intérpretes.
Mas cai num mau momento: ainda que ajam individualmente, esses mercenários nos lembram a tendência norte-americana a intervir -e não importa muito se a causa é "boa" ou não- em outros países.
Intervenções são fatos irrecorríveis. Já as causas, uma publicidade eficaz pode tornar qualquer uma "boa".

FILMES

Reaprendendo a Viver
Record, 14h.
(Breaking Free). EUA, 95, 97 min. Direção: David MacKay. Com Jeremy London, Gina Phillips. Homem enviado a um rancho conhece ali ginasta cega e amargurada. A partir da amizade que surge, a moça reencontrará a vontade de competir (e viver). Redenção e convenção.

O Grande Desafio
Globo, 15h40.
(Gorgeous). Hong Kong, 99. Direção: Vincent Kok. Com Jackie Chan, Qi Shu. Jackie Chan, mistura de ricaço e lutador de artes marciais, apaixona-se por garota que julga ser namorada de um gângster.

Titanic
SBT, 15h45.
(The Titanic). EUA, 96, 173 min. Direção: Robert Lieberman. Com Peter Gallagher, Catherine Zeta-Jones. Minissérie para TV sobre a viagem inaugural do grande navio e seu naufrágio. Não confundir com a produção de 1997, que bateu recordes de bilheteria. Mas o elenco é cheio de estrelas. Vale uma espiada.

Guerreiros das Sombras 2
Record, 21h.
(Shadow Warriors 2 - Hunt for the Death Merchant). EUA, 98, 94 min. Direção: John Cassar. Com Terry Hogan, Shannon Tweed. Os três guerreiros acima combatem terrorista dotado de armas químicas. Louvemos a economia. Normalmente, usam um Exército inteiro para isso.

X-Men - O Filme
Globo, 22h.
(X-Men). EUA, 2000. Direção: Bryan Singer. Com Patrick Stewart, Ian McKellen. No futuro, grupo de mutantes dotados de superpoderes rebelam-se e tentam dominar o mundo. Filme bom para justificar a frase de Louis Skorecki, segundo a qual mutantes são uma das idéias mais cretinas jamais criadas.

O Profissional
Bandeirantes, 22h15.
(The Professional). EUA/França, 94, 109 min. Direção: Luc Besson. Com Jean Reno, Gary Oldman. Portman é a garota que escapa de um massacre promovido por policiais corruptos (Oldman à frente) e se torna protegida de Jean Reno, um imigrante que trabalha para a Máfia. Policial francês com sotaque americano ou vice-versa? Besson é um homem do mundo. De um mundo cheio de penduricalhos.

Intercine
Globo, 2h10.
Abre a semana o eleito do público, entre "Louca Escapada" (74, de Steven Spielberg, com Goldie Hawn, William Atherton) e "Visões de Sherlock Holmes" (76, de Herbert Ross, com Alan Arkin, Vanessa Redgrave). (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Rateio de publicidade oficial racha TVs
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.