UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

Evento combina veteranos e revelações

ESPECIAL PARA A FOLHA

Num cenário de crise econômica, com festivais cancelados pelo país, o Chivas Jazz consegue a proeza de realizar uma nova edição cuja programação não deve quase nada às primeiras. Exceto pela redução de dez para oito shows, o elenco deste ano mantém o alto nível artístico anterior, combinando veteranos que não se apresentaram antes por aqui com algumas revelações.
Este é o caso do criativo pianista e compositor texano Jason Moran, 28, que tem chamado atenção com álbuns que misturam experimentação e tradição. Outro talento revelado na última década é o saxofonista Eric Alexander, 32, cujas composições e solos seguem o modernismo do "bebop".
Mas as atenções dos apreciadores desse gênero na certa vão se voltar com mais intensidade para os veteranos. Como o pianista canadense Paul Bley, 70, um dos jazzistas mais originais e subestimados de todos os tempos. Quem conhece "Diane", álbum que ele gravou em 1985 com Chet Baker, sabe como Bley é especial.
Outro experiente jazzista que não dispensa um sabor de vanguarda em sua música é Arthur Blythe, 62, que trará seu inusitado trio de sax alto, tuba e bateria. Simpático a experimentalismos também é o eclético saxofonista Lee Konitz, 75, um dos pais históricos do "cool jazz".
Comandada pelo sutil baterista Paul Motian, 72, a Electric Bebop Band recria clássicos do "bebop" dos anos 40 e 50, com ênfase especial nas composições angulosas do genial Thelonious Monk.
Muito merecida é a homenagem ao lendário pianista paulista Dom Salvador, pioneiro do samba-jazz e do samba-soul, que vive nos EUA e não se apresenta por aqui há 30 anos. Tem tudo para ser um dos momentos mais emocionantes do Chivas Jazz. (CC)


Texto Anterior: Jazz puro-sangue
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.