São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

"Simplesmente Amigas" vê o reencontro

Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas
Globo, 13h.  

Brasil, 2002. Direção: Rogério Gomes/ Paulo Sérgio Almeida. Com Xuxa. Quem pode combater a bruxa Algaz? Xuxa, é claro. Ainda assim, com ajuda de uns e de outros.

Efeito Vampiro
Record, 20h30.   

(Chin Gei Bin). Hong Kong, 2003, 88 min. Direção: Dante Lam. Com Elkin Chen. Um vampiro se prepara para instaurar a era das trevas. Sendo o filme de Hong Kong, terá de se preparar para muito quebra-quebra à base de kung fu.

Blade 2 - O Caçador de Vampiros
SBT, 21h.   

(Blade II). EUA, 2002. Direção:Guillermo Del Toro. Com Wesley Snipes. Blade é humano e metade vampiro. Este fato faz com que ele dedique a sua vida a exterminar os habitantes da escuridão. Ao descobrir a existência de uma nova raça de vampiros, mais evoluídos e mais sanguinários, Blade faz uma aliança com o poderoso governante da nação dos vampiros e seu inimigo declarado para exterminar os perigosos vampiros.

Contato Mortal
Globo, 23h40.  

Eric Karson. Com Jean-Claude Van Damme. Importante artefato militar é perdido num acidente marítimo. Os russos vão lá, babando. Mas os EUA mandam o mestre Kosugi.

Simplesmente Amigas
Bandeirantes, 1h.    

(Career Girls). Inglaterra,1997, 87 min. Direção: Mike Leigh. Com Katrin Cartlidge. Seis anos depois, duas amigas de colégio se reencontram. O que mudou, o que permaneceu. O reencontro e os efeitos da distância sobre ele. Leigh esquadrinha o fim de semana das amigas, cotejando menos o presente ao passado do que ao vazio que existe no meio.

O Peso da Água
Globo, 1h20.   

(The Wight of Water). EUA, 2000, 113 min. Direção: Kathryn Bigelow. Com Katrin Cartlidge. Uma fotojornalista investiga a morte de duas mulheres, em 1873, visando descobrir aproximações com outras mortes de mulheres, tão misteriosas quanto, porém recentes.

Uma Estranha Condição
SBT, 2h.   

(Heart Condition). EUA, 1990, 96 min. Direção: James Parrott. Com Bob Hoskins. Coração de um advogado negro racista. Pior: o policial morria de ciúme do advogado, que andava saindo com sua antiga namorada. Pior ainda: o fantasma do advogado negro vem de brinde e pressiona o tira a encontrar seu assassino.

Estranhos Vizinhos
Globo, 3h15.   

(Neighbors). EUA,1981, 94 min. Direção:John G. Avildsen. Com John Belushi, Dan Aykroyd, Cathy Moriarty, Kathryn Walker. Casal (Aykroyd, Moriarty) instala-se nas proximidades de outro casal (Belushi, Walker) e logo passa a interferir pesadamente em suas vidas. Alternar a tensão e a comédia é o desafio a que o filme se propõe, sem passar vergonha.

Lance Livre
SBT, 4h.  

(Celtic Pride). EUA, 1996, 91 min. Direção: Tom de Cerchio. Com Damon Wayans, Daniel Stern, Dan Aykroyd. O Boston Celtics enfrenta o Utah Jazz numa final da NBA, a última a ser jogada no mítico Boston Garden. O problema é que o Jazz tem um jogador que desequilibra. O que leva os amigos bostonianos Mike e Jimmy a seqüestrar o dito jogador. Uma história sem pé nem cabeça, até porque o time de Boston, fortíssimo em outros tempos, atravessou os anos 90 numa pindaíba exemplar. (IA)

TV PAGA

"Pedra Filosofal" intercala sustos e fascínio

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há um evidente exagero no estouro de boiada que acompanha o lançamento de cada novo volume da série "Harry Potter". Ele faz lembrar a história -que corre no mundo literário- do marido que, nos EUA, comprou a edição inteira do livro escrito pela mulher. Com isso, o livro entrou na lista de best-sellers e daí se tornou realmente um sucesso de vendas.
Essas cenas bestiais de gente se atirando sobre os livros, como se fossem o último sopro de beleza e inteligência na Terra, são mais patéticas do que outra coisa. Melhor as fãs que se atiram sobre os membros dos conjuntos de rock, que pelo menos são pessoas de carne e osso.
Mas Harry Potter é uma série digna de estima, assim como seus personagens centrais. Hoje a TNT exibe "Harry Potter e a Pedra Filosofal", às 22h, primeiro exemplar da série. Dizer que há muita fantasia equivale a dizer nada: todo o cinemão contemporâneo é fantasioso (embora nem sempre cheio de fantasia).
A malícia de "Harry" talvez consista em evocar tão vividamente a escola, que é um lugar fascinante, mas também assustador. Como Harry e seus amigos a vivenciam tendo com a mediação da magia, tudo se torna mais simples. Em vez da dureza das primeiras letras, tudo se simplifica. E o que sobra é a aventura. E Chris Columbus é um especialista muito respeitável na difícil arte de compreender o coração das crianças (e, mais amplamente, das famílias) em suas contradições com o mundo. Quem lembrar da série "Esqueceram de Mim" logo notará que "Harry Potter" também representa um mundo livre de pais, e onde os mestres são sobrenaturais e o que mais importa é, no fim das contas, a aventura.


Texto Anterior: José Simão: Lula 2006! Mamãe, eu quero mamar!
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.