São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu organiza tour por prédios do arquiteto

DA REPORTAGEM LOCAL

Aproveitando a proximidade da entrega do Prêmio Pritzker, que ocorre no próximo dia 30, em Istambul (Turquia), o Museu da Casa Brasileira organiza a Semana Paulo Mendes da Rocha, de 19 a 25 de junho.
Estão previstos um tour por alguns dos projetos do arquiteto em São Paulo, o lançamento de um guia de arquitetura com seus projetos, um DVD com entrevista e um debate com críticos e arquitetos sobre a importância de sua obra.
Ainda não foi definida a rota de visitas, mas é provável que inclua o Centro Cultural Fiesp, na av. Paulista, e a Pinacoteca do Estado, no bairro da Luz.

Estilo comunitário
Pela distância do centro de São Paulo, é difícil que conste do roteiro do museu a Escola Municipal de Ensino Básico Aluísio de Azevedo, no Jardim Calux, em São Bernardo.
Não por falta de mérito: "A arquitetura da escola é claro indício da luta contra as tendências de individualismo e isolamento em favor do estilo comunitário cívico defendido pelo arquiteto", escreve a historiadora e arquiteta Denise Solot no livro "Paulo Mendes da Rocha - Estrutura: o Êxito da Forma" (editora Viana & Mosley, R$ 58). Cercada de grades e já sem seus espelhos e pequenas correntes d'água -"as crianças poderiam aprender muito sobre física só observando-os", diz o arquiteto-, o local é um dos centros do bairro, de classe média baixa, e atende 470 alunos de quatro a seis anos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: TV Paga: Nas séries, poder dos EUA entra em crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.