São Paulo, Sexta-feira, 14 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintor barroco marcou história da arte

do enviado a Madri

Além de ter sido um dos maiores virtuoses da história da pintura ocidental, Velázquez marcou a história da arte pelas influências que semeou em seus seguidores.
Durante suas estadias em Roma, a partir de 1629, o pintor espanhol realizou cenas ao ar livre que são consideradas embriões do "plein air" (pinturas realizadas ao ar livre) e precursoras do impressionismo, movimento que, a partir da segunda metade do século 19, levou os artistas para fora de seus ateliês para pintar ao ar livre.
No século 20, sua influência é sentida na carreira de pelo menos três mestres: Pablo Picasso, Salvador Dalí e Francis Bacon.
Entre agosto e dezembro de 1957, Picasso realizou 44 pinturas inspiradas na tela "As Meninas".
Dalí também era fascinado por seu conterrâneo espanhol e realizou obras inspiradas em "As Meninas", "O Retrato do Conde-Duque de Olivares sobre um Cavalo" e "Retrato do Anão Dom Sebastião de Morra".
Em uma estadia em Roma, o irlandês Francis Bacon ficou tão marcado pelo retrato que Velázquez fez, em 1650, do papa Inocêncio 10º, que decidiu reproduzir o pontífice em vários trabalhos, mas desfigurado e de maneira atormentada. (CF)


Texto Anterior: Waltercio Caldas "esvaziou" telas
Próximo Texto: Mecenas se envolveu com o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.