São Paulo, Sexta-feira, 14 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unibanco exibe curtas sobre futebol

da Equipe de Articulistas

Quatro curtas-metragens que têm como tema o futebol estréiam hoje na sala 4 do Espaço Unibanco de Cinema, dentro do projeto "Curta às Seis".
O programa, batizado de "Curta o Futebol", ficará em cartaz durante duas semanas, em uma única sessão diária (às 18h), com entrada franca.
"Curta o Futebol" inclui os filmes "Barbosa" (1988), de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, "Cartão Vermelho" (1994), de Laís Bodansky, "Uma História de Futebol" (1998), de Paulo Machline, e "Decisão" (1997), de Leila Hipólito.
Todos são de ficção e contam com uma boa dose de humor.
O mais engenhoso talvez seja "Barbosa", em que um homem (Antonio Fagundes) que era menino quando o Brasil perdeu a Copa de 50 para o Uruguai, no Maracanã, resolve voltar no tempo para avisar o goleiro Barbosa e tentar evitar o gol que nos derrotou.
Só que sua intervenção não será capaz de mudar o curso da história. Muito pelo contrário.
Em "Cartão Vermelho", uma pré-adolescente (Camila Kolber) em processo de descoberta da sexualidade acerta sempre a bola nos testículos dos meninos com quem joga futebol no bairro.
"Uma História de Futebol" é a reconstituição da infância futebolística de Pelé em Bauru, narrada do ponto de vista de um obscuro companheiro de peladas.
A narração é um tanto simplória, mas o ângulo adotado é original -e os jogos encenados trazem um "pot-pourri" de jogadas célebres do craque. Foi considerado o melhor curta pelo público do último Festival de Brasília.
Em "Decisão", um jovem (Murilo Benício), para reconquistar a namorada (Leticia Sabatella), vai com ela a um balé, enquanto acompanha disfarçadamente, com um fone de ouvido, uma partida decisiva entre Flamengo e Vasco. Ganhou o prêmio de melhor curta em Gramado há dois anos.
"Curta o Futebol" é o segundo programa de filmes do projeto "Curta às Seis", que durante um ano vai exibir, sempre às 18h, uma sessão diária de curtas com entrada franca.
Nas duas primeiras semanas do projeto a frequência do público foi alta. De acordo com o Espaço Unibanco, dos 1.070 lugares oferecidos em dez dias de exibição (a sala tem 107 lugares), foram ocupados 923, o que equivale a 90%. (JGC)


Avaliação:


Filmes: Barbosa, Cartão Vermelho, Uma História de Futebol e Decisão Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, Laís Bodansky, Paulo Machline e Leila Hipólito Onde: sala 4 do Espaço Unibanco, às 18h, com entrada franca


Texto Anterior: Cinemateca mostra o delírio da guerra
Próximo Texto: Legislação: Senador pede comissão sobre cinema
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.