São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Beto Brant troca ação por romance em novo longa

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

A credite: "Sangue Sujo" será um filme de amor. E terá a assinatura de Beto Brant na direção. Após se consolidar como ás do gênero ação -"O Invasor", seu terceiro trabalho nesse estilo, acumula prêmios, prestígio e contratos de distribuição internacional-, Brant quer "mudar de registro", como diz o roteirista Marçal Aquino.
O texto será concluído primeiro no formato novela (curta, com mais ou menos cem páginas) para depois virar roteiro.
É romance, mas não um romance qualquer. "A história é esquisita pra cacete", diz Aquino. São duas mulheres e um homem (sim, um triângulo amoroso, mas "com um dos vértices muito, muito móvel"), na faixa dos 35 anos, urbanos, com projetos de vida muito definidos e que tratam com "certa liberalidade questões como adultério".
"Pela primeira vez estaremos falando sobre personagens supostamente felizes", nota Aquino. O "ruído" que move a trama (perdão, o drama) é um desejo de vingança. Embora um pouco amargo, o final será de romance. "O casal ficará junto no fim. Um estará condenado ao outro."
Marçal Aquino avisa que tudo, inclusive o título, pode mudar. "Estamos apenas no começo. É um projeto." OK. No amor, como na vida, a surpresa, ora e outra, invade a cena.

CURTAS DOS GRANDES 1

O Grupo Estação comprou e exibe no Festival do Rio BR (programado para agosto) "Onze Minutos, Nove Segundos, Um Frame", reunião de curtas que grandes do cinema filmaram sobre os atentados de 11 de setembro.

CURTAS DOS GRANDES 2

Os 11 autores são: Ken Loach, Claude Lelouch, Danis Tanovic, Sean Penn, Amos Gitai, Shohei Imamura, Samira Makhmalbaf, Youssef Chahine, Idrissa Ouedraogo, Mira Nair e Alejandro González Iñárritu. A estréia do filme lá fora está prevista para o próximo dia 11 de setembro.

MEGAPRODUÇÃO 1

Mobilizada na discussão sobre o futuro da Cinemateca do MAM, a comunidade cinematográfica carioca aguarda a vinda, na próxima semana, de um representante da Federação Internacional do Arquivo Fílmico.

MEGAPRODUÇÃO 2

A Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) é uma das 125 afiliadas à Fiaf, mas sua assessoria desconhece o plano de receber especialista de fora. Produtores donos de matrizes pretendem opinar publicamente sobre a transferência do acervo na próxima terça-feira.

ORGANOGRAMA

Começou a transferência de especialistas da Secretaria do Audiovisual para a Agência Nacional de Cinema. Vicência Morais, coordenadora-geral de Atividades Audiovisuais no MinC, foi exonerada esta semana. Assume o setor de registros da Ancine.

sarantes@folhasp.com.br



Texto Anterior: Crítica: Diretor vende o fascínio do adultério como crime
Próximo Texto: DVD/Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.