UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Casanovas

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Discretamente , na surdina, o livro brasileiro vai assistindo um boom de novas editoras e selos de qualidade.
Os bons ventos sopram até de onde menos se espera. Da cidadela paranaense Primeiro de Maio, por exemplo, vem a notícia de uma nova casa decidida a fazer o que editora nacional nenhuma teve peito até aqui: levar a sério os latino-americanos.
A Mirabilia, da experiente tradutora e poeta Josely Vianna Baptista (com o também poeta Luis Dolhnikoff e o artista Francisco Faria), estréia com estilo. No dia 24 lança "A Vigília do Almirante", inédito do paraguaio Augusto Roa Bastos, Prêmio Cervantes e um dos maiores nomes vivos do espanhol. O autor, de 85 anos, vem a São Paulo para o lançamento. A editora lançará ainda, entre outros, o clássico "Paradiso", de Lezama Lima.
Também clássica é a estréia da Comunique. A editora do jornalista Paulo Alves chega às prateleiras em julho com "A Obra-Prima Ignorada", de Balzac, com tradução e posfácio de Teixeira Coelho, curador das ficções do novo selo ("Poeta em Nova York", de Lorca, vem aí). A editora terá ainda outras frentes: livros de arte, como o catálogo do MAC-USP, e saúde.
Além dessas, o mercado está vendo aparecer outros selos pequenos e charmosos (leia abaixo). E, ladies and gentlemen, logo mais nasce A Girafa, editora do experimentado publisher Pedro Paulo Sena Madureira.

LILIPUT
Angel Bojadsen, da Estação Liberdade, deve ser o novo presidente da Libre, liga das pequenas e médias editoras. Ele encabeça a chapa única para as eleições marcadas para o dia 30. Cristina Warth, da carioca Pallas, é a vice.

LESEIRA
Preguiça é o nome do novo selo da editora Hedra. Criado por dois jovens talentos, Alexandre Barbosa de Souza e Fabrício Corsaletti, terá poesia -e mais poesia.

CANHOTA
José Roberto Torero estréia sua editora com pé esquerdo. O autor, que abriu a livraria Realejo, em Santos, tem no forno de seu selo Zé & José a autobiografia de Pepe, ponta-esquerda do Santos de Pelé.

MEA CULPA
A Edusc está promovendo um "recall" do volume "Testemunha Ocular", de Peter Burke, depois que artigo da "Carta Capital" apontou uma série de erros na edição. A editora decidiu recolher os livros, devolver o dinheiro e fazer nova versão, revista.

PAELLA
A Casa de América, ótimo centro cultural em Madri, reúne nesta semana lá bom elenco de brasileños: Paulo Lins, Milton Hatoum, Miguel Sanches Neto, entre outros.


elek@folhasp.com.br

 HOJE Felipe Machado lança "Olhos Cor de Chuva" (Escrituras) na Cultura/Villa-Lobos (tel. 0/xx/11/3024-3599)0 HOJE Irene Machado autografa "Escola de Semiótica" (Ateliê), na livr. da Vila (tel. 0/xx/11/ 3814-5811)0 SEGUNDA Zuza Homem de Mello lança "A Era dos Festivais" (ed. 34) no Veridiana (tel. 0/xx/11/ 3120-5050)0 QUARTA Ferreira Gullar fala no Itaú Cultural (tel. 0/xx/11/3268-1776)


Texto Anterior: Análise: Pérola negra
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.