São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Série também entra em crise de meia-idade

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

S e você quiser se divertir com "Shrek Terceiro", saia depois de passados os primeiros dez minutos. Ali estão as situações mais engraçadas, pelo menos para os pais. A morte do "rei-sapo", cuja voz é de John Cleese, é puro Monty Phyton, antigo grupo do comediante.
É seguida por uma "orquestra" tocando "Live and Let Die", música de um filme de James Bond, composta por Paul McCartney. O segredo do sucesso de "Shrek" sempre foi o duplo sentido, piadas adultas que só os pais entenderão e situações universais para que as crianças se entretenham. O exemplo perfeito são esses primeiros minutos. É por isso que é a cinessérie de animação mais bem-sucedida da história. Que concorreu à Palma de Ouro em Cannes, quando surgiu. Que criou um modelo de "meta-animação" que vem sendo repetido à exaustão. Etc.
Mas, como o próprio ogro em "Shrek Terceiro", a coisa toda começa a mostrar sinais da idade. Ou pelo menos uma crise de meia-idade. Aqui, ele foge da responsabilidade de ser rei depois da morte do sogro. Para tanto, parte em busca de um possível herdeiro-substituto (Artie, voz de Justin Timberlake, que vem se revelando um bom ator). A acompanhá-lo, os inseparáveis Gato de Botas (Antonio Banderas) e Burro (Eddie Murphy), ainda responsáveis pela maior parte das risadas.
Momentos antes de o marido partir, Fiona (voz de Cameron Diaz, no filme em que a personagem tem menos cenas importantes) revela que está grávida. Enquanto procura escapar da sucessão, Shrek (voz de Mike Myers) tenta aceitar o inevitável: sua própria linha sucessória. Conseguirá? Só saberá quem agüentar mais 82 minutos...


SHREK TERCEIRO
Direção:
Chris Miller
Produção: EUA, 2007
Quando: estréia amanhã nos cines Metrô Santa Cruz, Shopping D e circuito
Avaliação: regular



Texto Anterior: Brasileira estará em especial de natal para TV
Próximo Texto: Bebida: Feira da cerveja em SP anuncia lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.