São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

entrevista

Estilista faz defesa da roupa unissex

DA REPORTAGEM LOCAL

"Não deveria existir um guarda-roupa masculino e outro feminino. Deveria haver um guarda-roupa só e cada um escolher o que quer", diz o estilista Alexandre Herchcovitch, que mostrou ontem na SPFW uma surpreendente coleção feminina inspirada em smokings masculinos. A coleção desconstrói o uniforme de gala dos homens, desafiando clichês e explorando uma feminilidade nova e audaciosa.

 

FOLHA - Você acha que está cada vez mais sofisticado e, com isso, deixando um pouco o universo underground, que marca a sua carreira?
ALEXANDRE HERCHCOVITCH -
Não, de jeito nenhum. Concordo que esteja mais sofisticado, mais exigente, mas não que eu esteja menos underground. Sofisticado para mim não é ser chique ou luxuoso. É trabalhar cada vez mais a construção das roupas em vez de ir pelo fácil da moda. Na coleção passada, por exemplo, encontrei sofisticação na mistura que os bóias-frias sabem fazer, melhor até que muitos stylists. Nesta, por exemplo, usei correntes SM. Além disso, não acho que sofisticação e underground sejam coisas opostas. É do underground que saem as melhores idéias.

FOLHA - É muito difícil fugir dos clichês do verão?
HERCHCOVITCH -
É, mas acho que consegui. Minha impressão é que as mulheres se cansaram da imagem romântica boba e do estilo barroco-rococó. Eu tentei fugir das armadilhas fáceis de se criar um show com roupas com muito volume e ultraestampadas. Essa nova coleção é para observadores, para quem sabe o que é construção de roupas, o que é roupa bem feita.

FOLHA - Por que você fez uma coleção inspirada no guarda-roupa masculino?
HERCHCOVITCH -
Este tema não é uma novidade na moda, mas, como eu não ligo para tendências, foi o meio que encontrei para fazer uma coleção muito rigorosa e concisa. Isso tem a ver com o meu inconformismo. Deveria haver um guarda-roupa só e cada um escolher o que quer. Há um grande mistério numa mulher que veste um smoking. Se ela escolheu uma roupa de homem, é porque tem mais coisas para dizer.

FOLHA - Como será a sua coleção masculina?
HERCHCOVITCH -
É inspirado em death metal e também se refere ao universo das correntes, do SM... Terá a mesma cartela de cores do feminino. (ALN e VW)


Texto Anterior: Herchcovitch desconstrói o homem para as mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.