São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção lança "A Volta ao Mundo em 80 Dias"

Filme de Michael Todd ganhou cinco Oscars e teve a participação de astros dos 50

Diretor optou por filmar saga adaptada de Júlio Verne em tom exuberante para fazer frente à expansão da televisão no período

DA REPORTAGEM LOCAL

No início dos anos 50, o cinema tentava se reinventar diante da expansão da TV. Uma queda de público vertiginosa levou Hollywood a apostar no espetáculo e na exuberância visual como forma de diferenciar a experiência cinematográfica.
"A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1956), 14º volume da Coleção Folha Grandes Clássicos do Cinema (nas bancas a partir do próximo domingo, 21 de junho), foi concebido pelo produtor Michael Todd como um veículo para o formato de cinema "gigante" desenvolvido por ele.
A história, adaptada do livro de Júlio Verne, narra a saga do nobre inglês Phileas Fogg (David Niven), que aposta toda sua fortuna para provar que pode dar a volta ao mundo em 80 dias. Fogg viaja com Passepartout, interpretado pelo humorista mexicano Cantinflas.
Todd sabia que a produção era complexa. Portanto, manteve um controle absoluto sobre as filmagens, que se de- senrolaram em um tempo curtíssimo para o projeto: 75 dias. Mas o caminho foi acidentado: logo na primeira semana, na Espanha, Todd despediu o diretor John Farrow, por acreditar que ele não estava conferindo um tom suficientemente espetacular às cenas, e o substituiu pelo inexperiente, mas aplicado, Michael Anderson.
"Volta ao Mundo..." foi um grande sucesso de público e crítica, arrebatando cinco Oscars, inclusive o de melhor filme. Além da extravagância visual, outro grande atrativo é a rápida participação de várias estrelas e celebridades da época, como Buster Keaton, Cesar Romero, Charles Boyer, Frank Sinatra, John Carradine, Marlene Dietrich, Peter Lorre, Noel Coward e John Gielguld, entre outros.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/DVD: "A Classe Operária Vai ao Paraíso"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.