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Petrov combina animação, pintura e literatura
DA SUCURSAL DO RIO
O russo Alexander Petrov é a
prova de que é possível fazer uma
síntese de artes como a literatura,
a pintura e o cinema de animação.
Seu trabalho mais recente, "The
Old Man and the Sea", ganhou o
Oscar deste ano de animação.
Petrov trabalha pintando sobre
uma mesma tela de vidro todas as
imagens de seus filmes. Ao fim,
produziu de centenas a milhares
de telas que só existiram por alguns momentos.
O filme, baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway ("O
Velho e o Mar"), foi feito para exibição nos cinemas Imax, que
usam películas com 70 mm.
A história mostra o velho pescador cubano Santiago tendo de
confrontar o fato de que a idade
avançada o tornou um pescador
menos hábil. Ele resolve embarcar para alto-mar para provar que
não fracassou e, quando finalmente consegue pescar algo, se vê
obrigado a lutar por sua vida.
A decisão de fazer "The Old
Man and the Sea" é antiga, mas
Petrov não se sentia pronto. Ele
leu o livro há mais de 20 anos e ficou tocado por ele, mas afirma
que não conseguia traduzir o choque que o livro lhe causou em
uma obra de animação.
Para realizá-lo, Petrov pintou 29
mil imagens como se cada uma
fosse um quadro de tinta a óleo. O
trabalho consumiu dois anos e
meio e foi tão grande que o artista
usou um assistente pela primeira
vez: seu filho Dimitri.
Em suas produções anteriores,
"The Mermaid" (1996), "The
Dream of a Ridiculous Man"
(1992) e "The Cow" (1988), o criador fez todo o extenuante trabalho sem ajuda.
A produção do artista, no entanto, não foi sempre ligada às telas e às bisnagas de tinta a óleo.
Petrov conta que, antes de chegar
à técnica que ele desenvolveu e
que chama de "pintura viva", testou diversas outras, chegou a tentar animação de bonecos e areia.
"Prefiro cuidar de tudo. Meus
trabalhos são geralmente inspirados em obras literárias de gente
como Dostoiévski, Pushkin e Leskov", afirmou, em entrevista à revista "Visual Effects".
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