São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2000


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Petrov combina animação, pintura e literatura

DA SUCURSAL DO RIO

O russo Alexander Petrov é a prova de que é possível fazer uma síntese de artes como a literatura, a pintura e o cinema de animação. Seu trabalho mais recente, "The Old Man and the Sea", ganhou o Oscar deste ano de animação.
Petrov trabalha pintando sobre uma mesma tela de vidro todas as imagens de seus filmes. Ao fim, produziu de centenas a milhares de telas que só existiram por alguns momentos.
O filme, baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway ("O Velho e o Mar"), foi feito para exibição nos cinemas Imax, que usam películas com 70 mm.
A história mostra o velho pescador cubano Santiago tendo de confrontar o fato de que a idade avançada o tornou um pescador menos hábil. Ele resolve embarcar para alto-mar para provar que não fracassou e, quando finalmente consegue pescar algo, se vê obrigado a lutar por sua vida.
A decisão de fazer "The Old Man and the Sea" é antiga, mas Petrov não se sentia pronto. Ele leu o livro há mais de 20 anos e ficou tocado por ele, mas afirma que não conseguia traduzir o choque que o livro lhe causou em uma obra de animação.
Para realizá-lo, Petrov pintou 29 mil imagens como se cada uma fosse um quadro de tinta a óleo. O trabalho consumiu dois anos e meio e foi tão grande que o artista usou um assistente pela primeira vez: seu filho Dimitri.
Em suas produções anteriores, "The Mermaid" (1996), "The Dream of a Ridiculous Man" (1992) e "The Cow" (1988), o criador fez todo o extenuante trabalho sem ajuda.
A produção do artista, no entanto, não foi sempre ligada às telas e às bisnagas de tinta a óleo. Petrov conta que, antes de chegar à técnica que ele desenvolveu e que chama de "pintura viva", testou diversas outras, chegou a tentar animação de bonecos e areia.
"Prefiro cuidar de tudo. Meus trabalhos são geralmente inspirados em obras literárias de gente como Dostoiévski, Pushkin e Leskov", afirmou, em entrevista à revista "Visual Effects".


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