São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
Anima Mundi começa hoje no Rio com atrações internacionais
Mundo da animação invade o Rio e São Paulo

Reprodução
Cena do filme "Chifre de Camaleão", de Marcelo Fabri Marão


DA SUCURSAL DO RIO

O Anima Mundi, o festival internacional de animação do Brasil, abre a sua oitava edição hoje, no Rio de Janeiro, e no dia 26 de julho, em São Paulo. Pela primeira vez, haverá uma mostra de longas-metragens de animação, com filmes como o norte-americano "The Iron Giant", o japonês "Ghost in the Shell " e o francês "La Planete Sauvage".
O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, no Espaço Cultural dos Correios e na Casa França-Brasil, no Rio, e no MIS (Museu da Imagem e do Som) e na Fiesp, em São Paulo.
Se, em 1993, os principais convidados internacionais foram os holandeses Paul Driessen e Nico Crama, este ano a organização do Anima Mundi traz para o Brasil o russo Alexander Petrov, que ganhou o Oscar de animação pelo filme "The Old Man and the Sea", composto por 29 mil pinturas a óleo.
Paul Driessen, aliás, é o criador da ilustração do catálogo e dos cartazes desta edição do festival.

Preciosidades
O Anima Mundi não deixará de exibir preciosidades. Entre elas, dentro do ciclo Anima Mudo, estão obras como "The Mascot", filme de animação de bonecos mudo e em preto-e-branco lançado em 1934, por Ladislas Starewicz.
Ainda no Anima Mudo, estão trabalhos de Otto Messmer, um dos criadores do Gato Félix, e de Willis O'Brien, conhecido como o avô dos efeitos especiais.
Dele serão exibidos filmes com monstros pré-históricos, como no clássico "Monster of the Past", de 1923.

Público
O crescimento da popularidade do evento pode ser constatado em números. Se, na sua primeira edição, em 1993, atraiu 7.000 visitantes e só era realizado no Rio de Janeiro, no ano passado recebeu 23.692 visitantes no Rio e 11.075 em São Paulo.
O número de obras exibidas é animador. Este ano, serão apresentados mais de 280 filmes e vídeos durante os nove dias no Rio e os cinco dias em São Paulo.
Uma característica importante do festival é o ciclo de palestras e atividades. Este ano a programação inclui palestras sobre os trabalhos de animação da Rede Globo, uma explanação do funcionamento da Atom Films, que se especializou em distribuição de vídeos e animação por meio da Internet, e sobre Novas Tecnologias e Cinema, entre outras.
Quem quer conhecer de perto as técnicas vistas nas diversas produções exibidas no festival pode participar do já tradicional Estúdio Aberto, uma série de oficinas de animação, nas quais os espectadores dos filmes aprendem a fazer seus próprios trabalhos.
O Anima Mundi tem uma página na Internet com informações e um minifestival de animação, é a www.animamundi.com.br.


Texto Anterior: Semana de Moda: New chic jovem do segundo dia esbarra na falta de grana
Próximo Texto: Petrov combina animação, pintura e literatura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.