São Paulo, segunda, 14 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento homenageia Alicia

do enviado especial

Alicia Alonso é a grande homenageada do 15º Festival de Dança de Joinville. Aos 76 anos, com dificuldade para andar, ela é considerada uma das maiores bailarinas latino-americanas deste século.
Nascida em Havana, começou sua carreira profissional no New York Ballet Theatre, em 1939, "porque em Cuba não havia escolas de dança".
Alicia passou a integrar o American Ballet Thatre, como primeira bailarina, trabalhando com coreógrafos como Leonide Massine e Mijáil Fokine.
Prestes a completar 50 anos, o Ballet Nacional de Cuba foi fundado por ela em 1948, sem nenhuma ajuda oficial. A partir da revolução cubana, em 1959, o balé passou a ser totalmente financiado pelo Estado.
Mesmo com o fim da ajuda soviética a Cuba, Alicia diz que o BNC continua sendo financiado pelo governo, "mas também se autofinancia com as turnês". A última apresentação "de sapatilhas" de Alicia aconteceu em novembro de 95.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.