São Paulo, segunda, 14 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais sobre o Dadamax

da Redação

Max Ernst nasceu em Bruhl, Alemanha, em 1891. Depois de estudar filosofia e psicologia em Bonn e servir na Primeira Guerra Mundial, passou a liderar um grupo dadaísta de Colônia, o W/3 West Stupidia, onde trabalhava com o pseudônimo Dadamax.
O artista também manteve um caso intenso com o surrealismo, principalmente em colagens (leia texto do artista ao lado) em que muitas vezes utilizava gravuras.
Em 1922 Ernst se muda para Paris -ele se naturalizou francês em 1958. Somente a partir da década de 30 é que a escultura passou a representar parte importante de sua produção. Em 44 passa a fazer esculturas inspiradas em totens -muitas delas expostas no MuBE. Ernst chegou a romper formalmente com o movimento surrealista, em 1958. Seu estilo não sofreu grandes mudanças com isso.
Entre 1941 e 1948, Ernst esteve nos Estados Unidos, onde colaborou com artistas como André Breton e Marcel Duchamp.
Em 1949 ele retorna para a França -país em que morreu em 1976-, e sua obra começa a assumir formas mais abstratas. (CEM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.