São Paulo, terça, 14 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURTA-METRAGEM
Festival de Vila do Conde divulga os vencedores de quatro categorias
Iugoslavo é premiado em Portugal

CECÍLIA SAYAD
enviada especial a Vila do Conde

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde (cidade ao norte do Porto, em Portugal) divulgou anteontem à noite, em seu encerramento, os vencedores do evento nas categorias de ficção portuguesa, ficção internacional, documentário e animação.
O júri internacional foi composto por Elaine Bass (viúva e parceira do designer americano Saul Bass), pelo cineasta argelino Tony Gatlif (de "O Estrangeiro Louco") e pela representante do Canal Plus da Espanha, Maria Rubin.
Eles deram o prêmio da competição internacional ao filme iugoslavo "Moja Domovina - My Country", de Milos Radovic.
Trata-se de uma comédia baseada em uma notícia de jornal, que se situa no "domínio do absurdo'.
O prêmio de melhor documentário foi para Jay Rosenblatt e seu "Human Remains", que faz um irônico retrato de nomes como Hitler, Stálin, Mussolini e Franco, sobrepondo detalhes da vida pessoal desses políticos a imagens de arquivo.
O ganhador na categoria de melhor animação, por sua vez, foi o americano "Geri's Game", de Jan Pinkava. Cada vencedor recebeu um prêmio de 500 mil escudos.
O júri nacional, composto pelo ator português Luis Miguel Cintra e pelo cineasta Abi Feijó, entre outros, premiou o primeiro filme da cineasta Inês de Medeiros, "Senhor Jerônimo", como o melhor curta da competição nacional. Ela recebeu 750 mil escudos.
O prêmio Jovem Cineasta, no valor de 250 mil escudos, foi para o cineasta Sandro Aguilar, diretor de "Estou Perto".
A RTP portuguesa também premiou dois filmes, comprando os direitos das obras para sua transmissão no programa de televisão "Onda Curta", destinado à exibição de curtas-metragens.
Os curtas escolhidos foram o coreano "Crack of the Halo", de Kim Jin-Han, e o iugoslavo "Moja Modovina".
Curtas em festivais
Os curtas-metragens parecem destinados a ser exibidos de forma ideal somente em festivais. Esta foi a conclusão de dois debates que reuniram ao todo 13 profissionais, entre produtores, diretores e atores que têm filmes na competição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde.
Ainda que em alguns países esse tipo de filme seja exibido em programas de televisão como o "Onda Curta", da RTP de Portugal, para o britânico Asif Kapadia, que participou do evento com "The Sheep Thief", os filmes são feitos para serem projetados no cinema.


A jornalista Cecília Sayad viaja a convite do Icep (Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal) e da organização do festival


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.