São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRA FREQUÊNCIA

A fantástica fábrica de jingles políticos

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa na próxima terça-feira o horário eleitoral. E mesmo os que não suportam ouvir o blablablá dos políticos têm que concordar: só pelos jingles, vale a pena deixar o rádio ligado.
Muitos candidatos entram em estúdio hoje para gravar os primeiros programas. Será a estréia de um processo que já leva meses, a abertura da vitrine para muitos publicitários e jinglistas.
Nesta eleição, devem ser produzidos no Brasil mais de 10 mil jingles políticos, nos cálculos do publicitário Lula Vieira, autor do programa "Jingles Inesquecíveis", da CBN (780 kHz e 90,5 MHz).
São Paulo e Rio, só para variar, concentram as empresas mais fortes no setor. São cerca de dez agências, que vendem jingles para candidatos do Oiapoque ao Chuí. Nesse esquema mais profissional, onde estão os criadores "de grife", uma musiquinha pode custar de R$ 5.000 a R$ 10 mil. E é desse forno que devem sair os dez jingles que, na opinião de Lula Vieira, podem ficar para a história.
E nem precisa dizer que um jingle bom, daquele que "pega" de verdade, pode ser a base de toda a campanha. Se virar hit, acaba transformando até o discurso em uma consequência da música.
Mas, fora os produtos de primeira linha, o que faz mesmo girar esse mercado é a produção fast food, em que o mesmo jingle vendido ao candidato do Oiapoque é oferecido para o do Chuí.
O fundo é o mesmo, a letra, quase igual. Só muda o nome do político. Para encomendar um desse, basta um dia de antecedência e -o que é melhor- não precisa ter nenhuma proposta na mão.
Restam ainda as saborosas criações regionais, feitas por aquele amigo violeiro do cunhado do candidato. E mesmo essa turma já aceita encomenda pela internet, como J. Cerqueira, que, segundo sua home page, "é um compositor da terra nordestina, um ótimo tocador de violão e um ótimo compositor. Faz trabalhos com uma categoria profissional".
Gostou? Então ligue o rádio a partir de terça-feira, das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50.

Boas notícias aos ouvintes do "Garagem", da Brasil 2000 FM (107,3 MHz), que completa três anos no dia 30. A partir da próxima segunda-feira, o programa de rock alternativo vai ao ar mais cedo, das 22h à meia-noite.
O aniversário será comemorado com a presença da dupla norte-americana Damon & Naomi (ex-integrantes da banda Galaxie 500), que tocará ao vivo no estúdio, dia 26. E dia 31 rola festa no Galpão Fulô (rua Baumann, 1.435, Alto da Lapa) com discotecagem especial de Supla e João Gordo.

laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Festival de Gramado: Lançamentos celebram produção gaúcha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.