São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema/crítica

Documentário mostra ascensão e queda de ex-presidente boliviano

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a diretora norte-americana Rachel Boynton resolveu fazer um filme sobre marketing político em três países da América Latina, não imaginava que não iria conseguir sair nem do primeiro.
A Bolívia de 2002, onde desembarcou com sua câmera, estava prestes a mergulhar numa das crises políticas mais sérias de sua história recente. Com isso, o documentário virou uma crônica sobre como um candidato pode ser construído e destruído em um espaço de meses.
"Bolívia - História de uma Crise" acompanha o trabalho de uma empresa de consultoria norte-americana contratada para salvar a candidatura de Gonzalo Sanchez de Lozada, que havia sido presidente do país nos anos 90 e amargava uma grande impopularidade por conta do fracasso de seu programa de privatizações.
Os marqueteiros, que já haviam trabalhado em eleições de diversos países -inclusive dos EUA-, agem com pragmatismo. Com pesquisas em mão, mostram a "Goni" (como Sanchez de Lozada é chamado) o que deve dizer nos comícios, que políticas defender e que erros assumir.
Não dá outra. "Goni" desbanca a concorrência e ganha a eleição. Os americanos, felizes com o resultado -sim, porque eles dizem que não trabalham apenas pelo dinheiro, mas porque acreditam politicamente nos candidatos- fazem as malas e dão adeus.
Tudo bem? Nada disso. É justamente então que uma crise social gigantesca começa a tomar conta do país, levando "Goni" a ter de sair às pressas. O que deu errado? A crise político-econômica que já estava lá e cresceu ou o fato de o presidente ser uma fraude produzida por marqueteiros?
As perguntas ficam no ar, porém o mais inquietante é perceber que elas dizem respeito não somente a Bolívia mas a outros países da América Latina. (SYLVIA COLOMBO)


BOLÍVIA - HISTÓRIA DE UMA CRISE
    Produção:
EUA, 2005
Direção: Rachel Boynton
Onde: no Espaço Unibanco


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Arte eletrônica é tema de festival em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.