São Paulo, Terça-feira, 14 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

"Ases do Choro"
Em dois volumes escondidos sob capas kitsch e pequena perspectiva comercial, "Ases do Choro" (BMG) faz um passeio emocionante pela história do choro, reunindo gravações nunca menos que clássicas. Dos intérpretes -Pixinguinha, Benedito Lacerda, Jacob do Bandolim, Custódio Mesquita, Garoto, Luperce Miranda, Canhoto...- aos temas -"Brejeiro", "Doce de Coco", "Tico-Tico no Fubá", "Apanhei-te Cavaquinho", (por um Luiz Gonzaga chorão, em 1943), "Odeon", "Noites Cariocas"...-, tudo é só excelência. O que não dá para entender é a timidez da edição -o choro pede muito mais. (PAS)


Avaliação:     

Verônica Sabino
Cantora de descaminhos, Verônica Sabino é objeto da coletânea "Passado a Limpo (Uma Biografia Musical)" (MP,B). Seu principal efeito é expor o contraste entre a moça que ficou marcada pelo excesso de mel de "Demais" (86, versão novelesca para "Yes It Is", dos Beatles) e a de agora -há três faixas inéditas, além de duas das boas canções pop de "Novo Sentido" (97)-, equilibrada e inteligente. São essas últimas que apontam para novas direções, mesmo quando se trata da releitura da deliciosa "Lágrimas e Chuva", do Kid Abelha; aí há mais que em "Demais" & cia. (PAS)


Avaliação:   

Claudio Lins
"Um" (Velas/Universal), CD de estréia de Claudio Lins (sim, o filho do Ivan), debate-se entre os clichês e a fuga deles, com resultado no meio do caminho. Em geral, opta pelo pop sintetizado, de pique nordestino lá no fundo, que demarcou a década que já vai acabando, em temas próprios ("Baião de Tarantino", mais pop sintetizado na referência cinematográfica), duas de Lenine, uma de Kiko Zambianchi, uma de Celso Fonseca, uma do pai, uma de Aldir Blanc, todo mundo... Pequenas variações ocorrem na leitura bossa nova -bem infeliz- de "Tudo Bem", de Lulu Santos, e no bonito resgate da obra-prima "Pavão Mysteriozo", de Ednardo. A voz, de Ivan Lins adolescente, é que precisa ser trabalhada, para que o menino possa ser de fato o intérprete que pretende. (PAS)

Avaliação:  



Texto Anterior: Iê-iê-iê é reeditado
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: Conversa em off com o "Mr. M" do Congresso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.