São Paulo, Terça-feira, 14 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

Jorge Amado deixa o hospital

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

O escritor Jorge Amado, 87, recebeu alta ontem do hospital Aliança, em Salvador (BA), após 15 dias de internação para tratar de problemas pulmonares decorrentes de insuficiência cardíaca.
Segundo o cardiologista que acompanha o estado de saúde do escritor, Jadelson Andrade, ele passa bem, mas deverá evitar esforço físico e continuar com a medicação para controle da pressão.
O escritor ficou internado durante dez dias na Unidade de Terapia Semi-intensiva do Aliança com um quadro de congestão pulmonar. Depois, ele foi transferido para um apartamento, onde permaneceu até a tarde de ontem.
Segundo os médicos do hospital, Amado havia apresentado uma elevação da pressão e, em consequência, uma redução da quantidade de oxigênio bombeada para os pulmões, levando a um acúmulo de líquido no local.
Essa foi a segunda vez, em menos de três meses, que Amado precisou ser internado por problemas cardíacos.
Nos últimos dois anos, período em que Amado esteve internado pelo menos sete vezes, o escritor tem evitado sair de casa para participar de palestras e de eventos em sua homenagem, seguindo recomendações dos médicos.


Texto Anterior: Arnaldo Jabor: Conversa em off com o "Mr. M" do Congresso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.