São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Oficina "luta" em Berlim

EM BUENOS AIRES

Os 63 integrantes do grupo Oficina Uzyna Uzona atravessam dias de luta em Berlim. "Tá uma loucura", resume o ator Marcelo Drummond, 42. Só podem ensaiar até a meia-noite, para desespero de José Celso Martinez Corrêa, 68. Por conta, entre outras coisas, do expediente dos técnicos. Para tudo, é necessário o aval dos bombeiros à espreita.
Segundo Drummond, as peças sofreram adaptações por causa de tempo e espaço. A platéia do Volksbühne am Rosa Luxemburg Platz foi totalmente coberta para dar lugar a uma pista de terra com arquibancadas laterais para cerca de 400 pessoas, nos moldes do Oficina, no Bexiga paulistano.
"Temos uma fonte com cascata, um monte Santo no balcão, canhões descendo do rudimento, enfim, um milagre de instalações", afirma o produtor alemão Mattias Pees. "Os técnicos já estão participando dos ensaios e beijam as atrizes e atores; o bombeiro dança; o teatro todo enlouquece."
Serão duas semanas de apresentações, de hoje ao dia 24. Além das quatro partes de "Os Sertões", de Euclydes da Cunha ("A Terra", "O Homem 1 - Do Pré-Homem à Re-Volta", "O Homem 2 - Da Re-volta ao Trans-Homem" e "A Luta 1"), haverá ensaio aberto de "A Luta 2", última estação da transposição ao teatro da obra, com participação de Martin Wuttke.
Em paralelo a essa que é considerada a abertura oficial da temporada de outono do Volksbühne, acontecerá o show "Música Mestiça", com o diretor, o músico Marcelo Pellegrini e as cantoras-atrizes Adriana Capparelli, Letícia Coura, Karina Buhr e Mariana de Moraes. Também estão programados um debate, uma mostra de filmes brasileiros com obras de Glauber Rocha a Walter Salles e uma exposição fotográfica sobre Canudos. (VS)


Texto Anterior: Diretor alemão assumiu lendário teatro em 1992
Próximo Texto: Política cultural: Teatro Municipal, 94 anos, busca conquistar sua independência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.