São Paulo, sexta-feira, 14 de setembro de 2007

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CDs

MPB
Satolep Sambatown
VITOR RAMIL E MARCOS SUZANO
Gravadora: MP,B; Quanto: R$ 22, em média;
Avaliação: bom
O gaúcho Vitor Ramil é um compositor peculiar, que cria belas imagens entre o real e a fantasia, assim como cria melodias entre as milongas do Sul, o samba do Rio e algumas referências latinas. O encontro com o músico Marcos Suzano, carioca que vem pondo elementos eletrônicos na percussão, reforça a feliz estranheza do repertório de Ramil, com pontos altos como "Livro Aberto", "Viajei", "Café da Manhã" e "A Zero por Hora". Ramil também faz duo com o compositor e cantor uruguaio Jorge Drexler, que recentemente se apresentou em São Paulo. Drexler, vencedor de um Oscar com "Al Otro Lado del Río", é o autor da letra de "12 Segundos de Oscuridad", outra faixa do CD.
POR QUE OUVIR: A começar pelo título -"Satolep" é Pelotas ao contrário e "Sambatown" ironiza o purismo sambista-, o CD faz pensar e sorrir. (LFV)

Rock
Bandeirante
OS TELEPATAS
Gravadora: Trombador; Quanto: R$ 20, em média;
Avaliação: bom
Se um bom disco tem o poder de representar ou de transportar a uma época, então o final dos anos 70 é o destino com este álbum dos Telepatas. Mais especificamente, Minas Gerais e São Paulo do final dos anos 70. O jovem quarteto paulistano provavelmente foi buscar em Walter Franco, um pouco de Clube da Esquina, Rogério Duprat, entre outros, as inspirações para faixas que balançam entre uma MPB pouco convencional e o folk rock. Os arranjos, desenhados como paisagens por violões e guitarra, e as letras coloridas por belas metáforas imprimem no disco um forte tom psicodélico que serve de embalo para essa viagem no tempo.
POR QUE OUVIR: Pelas referências e pelo capricho dos arranjos, "Bandeirante" é um disco nada usual no rock brasileiro. Um pouco desse mundo pode ser conferido no www.myspace.com/ostelepa tas, que traz quatro músicas do álbum. (THIAGO NEY)

MPB
Rancho Carnavalesco Flor do Sereno
RANCHO CARNAVALESCO FLOR DO SERENO
Gravadora: Joaninha Produções/Acari; Quanto: R$ 25, em média;
Avaliação: bom
Criado em 2001 no bar Bip Bip, no Rio, sob orientação de Elton Medeiros e participação de ótimos músicos e cantores, para reviver a tradição dos ranchos -grupos organizados de foliões que antecederam as escolas de samba e, em muito, a correria dos sambas-enredo-, o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno grava em seu primeiro CD algumas canções feitas especialmente para ele. É o caso das belas "Rancho Novo" e "Flor da Serenata" (ambas de Mauricio Carrilho e Paulo César Pinheiro) e da divertida "Regresso da Flor" (de Jayme Vignoli e Aldir Blanc). E ainda há visitas ao passado, como "Os Rouxinóis" (Lamartine Babo), cantada por Elton.
POR QUE OUVIR: Nas marchas-rancho, alegria e tristeza formam um par perfeito. (LFV)

TRILHA SONORA
Infamous
VÁRIOS
Gravadora: Warner; Quanto: R$ 39, em média;
Avaliação: bom
Conhecido no Brasil como "Confidencial", este é o filme menos famoso sobre Truman Capote e seu "A Sangue Frio", mas, no que tange à trilha sonora, não fica a dever nada para o oscarizado "Capote". Gwyneth Paltrow, que já havia mostrado que não passa vergonha como cantora em "Duets", faz bem o clássico de Cole Porter "What is This Thing Called Love" e há ainda Dust Springfield cantando a bela "Yesterday When I Was Young", versão de "Hier Encore", de Charles Aznavour, e Sarah Vaughan em "Broken Hearted Melody". Por fim, a trilha tem também a versão original de "The Twist", com Hank Ballard, e "There I Go Dreamin" Again", com Johnny Bond.
POR QUE OUVIR: Se todos os clássicos já não servissem para avalizar o disco, as boas músicas instrumentais de Rachel Portman completariam o serviço. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)

Rock
Viva Las Vegas
ELVIS PRESLEY
Gravadora: Sony/BMG; Quanto: R$ 28;
Avaliação: regular
Esta antologia exuma aparições do Rei do Rock na capital mundial do jogo e do fim de carreira, extraídas de 1963, 1970 e 1972. Para Elvis, a Vegas dos anos 70 não foi o fim, mas significou uma imagem mais romântica do rockabilly -escolha que serviu a um artista que sempre quis mais popularidade. Saem as ácidas "Jailhouse Rock" e "Hound Dog", entram as pérolas melosas "You've Lost That Love Feeling" e "Bridge Over Troubled Water". A voz de barítono, riquíssima em vibrato, aparece firme e com excepcional clareza nesta mixagem. O repertório é que decepciona, com bobagens como a faixa-título e patriotadas, como "An American Trilogy".
POR QUE OUVIR: pode-se criticar a música deste Elvis que sucumbiu à ganância que dividia com seu empresário, mas a dignidade com que se apresenta nestes recitais é notável. (MÁRVIO DOS ANJOS)


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