São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fãs criticam na internet pose de mulher de Peter Parker

Fotografias parodiam desenho de Mary Jane

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Há quem imite a capa do disco "Abbey Road", dos Beatles, deixando-se fotografar na mesma pose dos quatro músicos, em homenagem ao clássico da banda.
Brincadeira semelhante virou piada instantânea na internet em relação a uma ilustração do quadrinista norte-americano J. Scott Campbell.
Com intenção oposta, porém: fãs de HQs fizeram fotos em protesto contra a falta de verossimilhança do desenho.
Na arte de Campbell, Mary Jane, mulher do Homem-Aranha, aparece sentada em um sofá, apreensiva, enquanto, ao fundo, o marido balanga em suas teias por Nova York.
A ruiva, na avaliação dos leitores indignados, nunca estaria naquela posição.
"Ela está sentada em uma pose estranha, desconfortável", afirma Ashley Hallworth, 22. "E seus peitos estão pulando para fora", observa.
Ao comentar o desenho, o rapaz sem querer deu início a uma série de posts na rede social Tumblr. A história virou uma espécie de concurso para imitar Mary Jane.
"Fiz a foto para mostrar o humor da ilustração", diz Patrick Carland, 19. "Eu, como uma pessoa de proporções realistas, tentei fazer a mesma posição e pareci ridículo."
"A pose é possível", pondera Jeannine, 21, que prefere não dizer seu sobrenome. "Mas é extremamente desconfortável sentar-se como ela por mais de um minuto."
A discussão, baseada inicialmente no irrealismo do traço de Campbell, incluiu também uma crítica ao modo -para esses fãs, muito sexualizado- como as mulheres são retratadas nos gibis.
"É um desenho imensamente degradante", afirma o belga Arne Nieberding, 20.
Dessa maneira, a brincadeira respingou em Campbell, citado nominalmente em algumas das mensagens deixadas pelos fãs.
"Ele é muito conhecido pelos desenhos de péssima anatomia e posições sexualizadas", diz Hallworth. "E por ter fãs bastante defensivos."
Apesar disso, ao que conste não surgiu uma onda de posts a favor da ilustração.
Procurado pela reportagem, o quadrinista J. Scott Campbell não respondeu às tentativas de entrevista feitas pela Folha.


Texto Anterior: Opositores de Obama criticam novo Aranha
Próximo Texto: Música
São Paulo busca apoio para manter megashows

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.