São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA
Sala provisória da entidade começa a funcionar no início de 2001, na sede social do Jockey Club do Rio
Casa de Costa abre sem sede definitiva

DA REPORTAGEM LOCAL

A Casa de Lucio Costa é um projeto embrionário. A fundação da entidade vai ser lançada em novembro, com o livro, mais ainda falta acertar a sede do local.
No início do ano que vem, passará a funcionar provisoriamente em uma sala da sede social do Jockey Club do Brasil do Rio, prédio projetado por Costa nos anos 40.
Até agora, a casa funciona no apartamento que foi do arquiteto, no Leblon, bairro localizado na zona sul do Rio.
"Todas as coisas estão aqui. É uma papelada enorme. Ele nunca guardou nada e nunca jogou nada fora", disse Maria Elisa Costa, filha mais velha do arquiteto.

Iniciativa
Apesar de a casa ainda estar nesse pé, a entidade já tem um presidente, que é Mário Carneiro, arquiteto, artista plástico e cineasta.
"As pessoas me falavam que eu tinha de abrir uma fundação, mas a iniciativa dessa casa surgiu da Julieta (Sobral, que é neta de Costa e filha de Maria Elisa)".
Carneiro, que é amigo da família, afirmou que a idéia do espaço é criar um centro de referência sem centrar na obra de Costa. "Vai ser uma coisa ampla. Claro que a arquitetura dele vai estar presente, mas não é só isso."
Carneiro é também o diretor de três filmes sobre Costa, onde o próprio aparece como documento vivo de suas criações.
Dois deles estão finalizados e já foram exibidos em vídeo em pequenos circuitos. O terceiro, que estava sendo feito em parceria com o também arquiteto José Resnick, morto em 92, ainda está em processo de finalização.
Resnick, que era amigo de Costa, documentou de 1989 a 1992 a trajetória do arquiteto.

Outeiro da Glória
O filme "A Rampa do Outeiro da Glória", projeto dos anos 60, foi rodado entre 1984 e 1985. O segundo é sobre as histórias que envolveram o projeto do prédio do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, concebido em 1936.
Esse edifício foi totalmente projetado pela equipe chefiada pelo arquiteto.
O terceiro é sobre a arquitetura de Costa no Rio de Janeiro. "Eu e a Raquel (filha de Resnick) ainda estamos trabalhando nesse projeto", afirmou Carneiro.
Sobre a presidência da Casa de Lucio Costa, ele apenas disse: "Elas (referindo-se à filha e à neta de Costa) me aprontaram essa surpresa".

(FERNANDA CIRENZA)


Texto Anterior: Palavras edificadas
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.