São Paulo, sexta, 14 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é feita a pesquisa

e da Reportagem Local

O Nopem (Nelson Oliveira Pesquisa e Estudo de Mercado), instituto criado em 1964, faz um levantamento semanal dos discos mais vendidos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
São entrevistados gerentes ou vendedores de 30 lojas localizadas em todas as regiões de cada uma das cidades, que variam semana a semana.
Os lojistas não são avisados previamente sobre a visita dos pesquisadores.
Para as gravadoras, a pesquisa não é representativa, já que reflete apenas os mercados das duas maiores cidades do país, desprezando o resto do Brasil.
Além disso, os resultados poderiam ser, segundo as gravadoras, facilmente manipulados.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.