São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giordano busca "obstinação"

DO ENVIADO A ANTONINA

Aos 40 anos, Bruno Giordano, paulistano de família napolitana, diz estar "aprendendo a ser ator de cinema".
Com vasta experiência nos palcos (trabalhou com Plínio Marcos, Fauzi Arap e Antunes Filho) e na televisão (estrelou as novelas "Carmen" e "Vila Madalena", entre outras produções), só nos últimos anos Giordano tem frequentado mais regularmente os sets de filmagem.
Participou dos longas "Policarpo Quaresma", de Paulo Thiago, "Boleiros", de Ugo Giorgetti, "Contos de Lygia", de Del Rangel, e "Bellini e a Esfinge", de Roberto Santucci Filho (em finalização).
Por sua atuação no curta-metragem "E no Meio Passa um Trem", de Fernando Meirelles, recebeu no ano passado o prêmio de melhor ator de curtas nos festivais de Gramado e Recife.
Enquanto ajeita o bigodão postiço, Giordano diz considerar "assustador, no bom sentido" representar no cinema uma figura como Oswaldo Cruz.
Para compor o personagem, o ator diz que pesquisou um pouco e encontrou "um sujeito obstinado que enfrentou a tudo e a todos para implantar a saúde pública no Brasil". É essa obstinação que ele está adotando como eixo de sua interpretação, basicamente naturalista.
"O personagem tem um quê de épico, o que poderia sugerir uma interpretação mais brechtiana, mas achamos que não era o caso, que nesse roteiro cabia trabalhar até um certo aspecto melodramático, buscar uma aproximação dele com o público."
Para explicar a impressionante semelhança física com Oswaldo Cruz que alcança depois de maquiado, Giordano diz que lançou mão de um exercício de interpretação que se faz com fotos.
"Fiquei dias, horas, observando as fotografias dele, com o objetivo de plasmar, de tomar para mim aquela imagem." Parece macumba, mas deu certo. (JGC)



Texto Anterior: "Sonhos Tropicais": Filme revive Revolta da Vacina no Paraná
Próximo Texto: Bukassa dá força "afro" a líder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.