São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A natureza contra a solidão

E o Sangue Semeou a Terra
    

Direção: Anthony Mann

Faroeste

Mann foi o cineasta da comunidade. Para ele, ninguém pode almejar à salvação sozinho. Desde o roteiro, este é o mais completo de seus filmes a esse respeito. James Stewart é um ex-bandido que se torna guia de caravana e tem a missão de levar um grupo até os confins de Oregon.
Tudo vai bem até que, como efeito da corrida do ouro, o negociante de Portland se recusa a entregar os víveres comprados pelos peregrinos. Entra aqui um segundo tema recorrente na obra de Mann, que é o conflito entre o homem e a natureza, representado, no caso, pelo ouro. Atividade extrativa e predatória, o garimpo é uma agressão do homem à natureza. Tão condenável quanto o individualismo.
Stewart busca a redenção na comunidade. Mas o que é a mente do homem? A pergunta é proposta pela presença de outro pistoleiro (Arthur Kennedy), a quem Stewart salva do enforcamento e que é seu alter ego.
Pois Kennedy é um bandido e também encontrará na caravana um refúgio contra seu passado. A questão é: estará ele em condições de vencer esse passado, de entender as obrigações em relação à comunidade e à natureza?
O DVD: versão modesta, sem extras. Mas o filme se basta, e o DVD dá devido valor às magníficas panorâmicas e ao trabalho de cor. (INÁCIO ARAUJO)

CLASSICLINE, R$ 35, EM MÉDIA.


Texto Anterior: Soy Cuba/Revolución!
Próximo Texto: Cazuza - O Tempo Não Pára
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.