São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Auto-Peças" celebra 20 anos da Cia. dos Atores

Projeto tem 5 montagens inéditas e debates

CAIO JOBIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Para comemorar os 20 anos da Cia. dos Atores, uma das principais do país, cada um de seus oito integrantes vai assumir a direção de sua própria história. As expressões são diferentes, mas todos estão reunidos de hoje até 21 de dezembro no Espaço Sesc, em Copacabana, no Rio, e devem ir a São Paulo em 2009.
O projeto, intitulado "Auto-Peças", reúne cinco montagens inéditas, uma reestréia, um vídeo, debates, workshops e uma exposição comemorativa. Drica Moraes, por exemplo, convidou o diretor Aderbal Freire Filho para revisitar o monólogo "A Ordem do Mundo". Marcelo Olinto, Gustavo Gasparani, Marcelo Valle, Bel Garcia e Susana Ribeiro promovem cenas explícitas de um "adultério" consentido, trabalhando em suas criações com artistas de fora da companhia.
Essa característica é constante no grupo. "Fomos escolhendo aos poucos manter uma proposta de trabalho coletivo, de conviver com as diferenças, ter um campo de diálogo permanente e desafiador. Cada um tem muitos outros parceiros, tem muitos namoros também fora dali", diz Enrique Diaz, ator e diretor artístico do grupo, responsável por "Melodrama", entre outros. Marcelo Olinto convidou Gerald Thomas para "Auto-Peças". A parceria se materializou no monólogo "Bate Man". "Os temas recorrentes que surgiram em nossos encontros foram a guerra, a perseguição, o abuso de poder, a situação política do Brasil e do mundo, a tortura", diz Olinto. O resultado é o retrato "do homem que bate, do homem que apanha, tentando se afirmar nesse mundo totalmente caótico".
Os atores Marcelo Valle, Bel Garcia e Susana Ribeiro ainda fazem uma inversão do papel a que estão acostumados e se tornam diretores. "Os Vermes", de Valle e Vinicius Arneiro, abre a série. Já Diaz fez um vídeo sobre a experiência como diretor no projeto École des Maîtres, workshop para atores de diferentes países.


AUTO-PEÇAS
Quando: qui. a sáb., às 21h, e dom., às 19h30; até 21/12
Onde: Sesc Copacabana (r. Domingos Ferreira, 160, tel. 0/xx/ 21/2547-0156)
Quanto: de R$ 4 a R$ 16
Classificação: não indicado a menores de 14 anos



Texto Anterior: Grupo encena Brecht com bonecos "de carne e osso"
Próximo Texto: Com "Labiata", Lenine volta a SP e vai a 20 países
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.