São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com "Labiata", Lenine volta a SP e vai a 20 países

Músico faz três shows de seu oitavo CD na capital paulista, antes de sair em turnê internacional em março de 2009

Com ingressos esgotados, apresentações no Sesc Pinheiros terão faixas como "Samba e Leveza", parceria com Chico Science

AUDREY FURLANETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Sabe o War? Pra mim só falta a Oceania", dispara Lenine, rindo ao telefone em Paris. É assim que ele costuma pensar a carreira internacional, como o mapa do clássico jogo de tabuleiro de conquistas territoriais -que, agora, terá novas "invasões": seu último disco, "Labiata", será lançado em 20 países, com turnê internacional a partir de março de 2009.
Ainda passeando pelo mapa do War, Lenine deixa Paris e chega a São Paulo hoje, horas antes do primeiro de três shows no Sesc Pinheiros -hoje, amanhã e domingo, todos os dias com ingressos esgotados.
"O pretexto é ir aonde não se foi ainda. É viabilizar as viagens", continua, rindo. Muito antes de "Labiata" e dos outros sete discos da carreira, a música foi pretexto para sua primeira viagem: trocar o Recife pelo Rio de Janeiro em 1979.
"Tinha duas opções: Rio ou São Paulo. Porque gosto de mar, escolhi o Rio." E lá conseguiu alugar uma casa, que era antes de Jards Macalé e Sônia Braga, no bairro do Botafogo. Montou sua república com Lula Queiroga, JR Tostoi, Dudu Falcão, entre outros músicos que, ainda hoje, são parceiros de trabalho. "Eu realmente sofro de alta fidelidade", conclui.

Entre amigos
De fato, quase todos os amigos da república estão em "Labiata", além dos três filhos, que cantam "Continuação", última canção do CD (que também encerra o show). João, 29, Bruno, 20, e Bernardo, 14, também emprestaram carrinhos e outros brinquedos ao pai que, em estúdio, criou a trilha para "Breu", espetáculo do grupo Corpo, em 2007.
Ainda na lista de amigos-parceiros de "Labiata", o músico tem Chico Science (1966-1997) -uma anotação do ex-líder da Nação Zumbi, entregue a Lenine pela irmã dele, Goretti, virou "Samba e Leveza". Não que o músico fosse íntimo de Science, pelo contrário: os dois dividiram palco e se cruzaram só algumas vezes. "O disco todo é de muita intimidade. E, num primeiro momento, relutei [em incluir a música de Science]."
Após conhecer Goretti e saber que Science havia escrito a canção num "momento apaixonado, de volta de lua-de-mel, cantarolando pela casa", Lenine acabou por deixá-la no CD, ao lado das outras dez faixas. Todas estão no set list do show, que inclui hits da carreira, como "Acredite ou Não", "O Dia em que Faremos Contato" e mais um bis escolhido pelos fãs no site do músico.
O mesmo show, aliás, viaja em turnê pelo mundo a partir de março de 2009. A expectativa do roteiro é pelo território não conquistado no mapa do War: Nova Zelândia, Austrália e outros países da Oceania estão prestes a fechar shows de Lenine. "Aí acabou o mapa! Vou partir pra Marte, Júpiter, Saturno..."


LENINE
Quando: hoje e amanhã, às 21h; dom., às 18h
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195; tel. 0/xx/11/3095-9400)
Quanto: de R$ 15 a R$ 30 (ingressos esgotados)
Classificação: não indicado a menores de 10 anos



Texto Anterior: "Auto-Peças" celebra 20 anos da Cia. dos Atores
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.