São Paulo, sábado, 14 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Krakauer segue passos de aventureiro

da Reportagem Local


Um ano antes de participar da desastrosa escalada no Everest, em 96, o jornalista Jon Krakauer lançou "Na Natureza Selvagem", outro livro-reportagem que termina em tragédia.
Parte da história também se passa em uma região gelada, desta vez o Alasca.
Em "Na Natureza Selvagem", Krakauer segue os passos de um rapaz de família abastada que sai de casa, larga seu carro, muda seu nome, vira caroneiro e, dois anos depois, é encontrado morto em uma região inóspita no Alasca.
Para tentar entender por que Chris McCandless, 24, se jogou nessa aventura romântica -influenciada pelos contos alasquianos de Jack London-, Krakauer entrevista as pessoas que ele conheceu, vai aos lugares onde trabalhou, visita o local onde morreu.
O jornalista busca também histórias de pessoas que, sem terem conhecido McCandless, têm algo a ver com ele. A mais impressionante é a morte de Carl McCunn.
Em 81, o texano foi deixado por um pequeno avião em um lago remoto do Alasca para fotografar a vida selvagem durante o verão.
Quando o inverno chegou, o piloto não apareceu, e o texano se deu conta de que havia se esquecido de combinar sua volta.
Após dois meses gelados, um outro avião sobrevoou o lago e viu McCunn. Ele acenou com um dos braços e começou a arrumar sua tralha. O avião foi embora. McCunn descobriu, dias depois, que levantar um único braço é sinal de "tudo bem; ajuda não necessária".O sinal para SOS é dois braços levantados. No final do mês seguinte, já sem provisões e com bolhas de pus causadas pelo frio em seus pés, mãos e nariz, McCunn deu um tiro na própria cabeça.
Quanto a McCandless, Krakauer mantém o suspense. No fim, chega à causa de sua morte. Contá-la aqui seria estragar a leitura. (IF)
˛

Livro: Na Natureza Selvagem Autor: Jon Krakauer Lançamento: Companhia das Letras Quanto: R$ 22 (214 págs.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.