São Paulo, Terça-feira, 14 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

MADAME COSPE-FOGO
Bandeirantes, 13h.   (Fire Fighter). EUA, 1986, 96 min. Direção: Robert Lewis. Com Ed Lauter, Nancy McKeon. Ao ver o corpo de bombeiros em ação, uma controladora de tráfego de Los Angeles decide mudar de carreira. Para tanto, tenta ser a primeira mulher a se graduar em programa de treinamento contra incêndios.

O MESTRE DOS BRINQUEDOS 5
SBT, 14h15.   (Puppetmaster 5). EUA, 1994, 82 min. Direção: Jeff Burr. Com Gordon Currie, Chandra West, Ian Ogilvy. Desta vez, o mestre em questão é acusado de manipular seus bonecos com o objetivo de matar um casal de cientistas. A palavra manipulação faz sentido na trama, embora não se aplique a ele.

DOUBLE DRAGON
Globo, 15h40.   (Double Dragon). EUA, 1994, 98 min. Direção: James Yukich. Com Robert Patrick, Mark Dacascos, Scott Wolf. No ano de 2007, após terrível terremoto, Los Angeles vive em pleno caos, com gangues rivais tentando tomar conta do pedaço etc. etc.

JUSTICEIROS DE RUA
Bandeirantes, 21h55.      (Hot City). EUA, 1996, 98 min. Direção: Larry Cohen. Com Fred Williamson, Jim Brown, Gregory Hines. Uma cidade outrora tranquila agora é assolada pelo desemprego e por gangues. Um técnico de futebol americano e um lutador de boxe, ambos originários do local, voltam à cidade para encarar o problema. O assunto é formulado de maneira bem mais interessante do que a média, e Cohen é capaz de coisas ótimas. Vale a aposta.

INTERCINE
Globo, 1h10. Para hoje, a eleição se dá entre "Despertando para o Perigo" (1995, de Michael Tuchner, com Tori Spelling, Michael Gross) e "Gente como a Gente" (1980, de Robert Redford, com Donald Sutherland, Mary Tyler Moore).

UMA JANELA PARA O CÉU
Globo, 3h25.   (The Other Side of the Mountain). EUA, 1975, 102 min. Direção: Larry Peerce. Com Marilyn Hassett, Beau Bridges. Hassett interpreta a esquiadora Jill Kinmont, em filme biográfico. Kinmont sofreu um acidente que a deixou paralítica, quando se preparava para as Olimpíadas de Inverno. Recuperando-se do problema, ela sofre outro baque, quando é abandonada pelo namorado. Quem virá em seu auxílio é um velho amigo (Bridges). Daí à paixão será um pulo.

TV PAGA
Um soldado que não sabia matar

da Redação

O Fuller de hoje, "Baionetas Caladas" (Telecine 5, 22h), é o que se pode chamar de fulleriano: na Guerra da Coréia, um pelotão deve guardar posição a fim de proteger a retirada de milhares de colegas.
Entre os soldados que restam, está um cabo que simplesmente não consegue matar os inimigos. O filme é previsível (o que é uma virtude, no caso): gira em torno do encontro desse homem com seu destino. Aí está sua grandeza.
Pode-se objetar que há momentos de interesse apenas relativo ao longo da trama. Pode ser. Mas observe o momento em que vários soldados fazem um círculo para aquecer os pés, por exemplo. Ali está a marca do grande cineasta. (IA)



Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: O avanço da nova ordem
Próximo Texto: José Simão: FHC engole sapo e nóis come perereca!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.